Origem: Livro: A Oração e o Mundo Invisível
Na Peneira de Satanás
No livro de Jó vemos que as tribulações que vieram sobre Jó, que pareciam ser as mesmas que vieram aos seus vizinhos, eram, na verdade, a movimentação dos iníquos espíritos invisíveis. Satanás não conhece nada acerca de amor, ou do poder do amor. Satanás podia levantar o vendaval e influir nos raios; ele podia levantar ladrões e salteadores, e tudo foi permitido por Deus. Mas aprendemos uma coisa claramente, e isto é que nada pode acontecer a um filho de Deus sem a Sua permissão.
O Senhor Jesus disse a Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo”. Ele não disse: ‘Eu vou impedir que Satanás coloque você em sua peneira’, mas o que disse foi: “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lc 22:31-32). O Senhor sabia que era para o bem de Pedro; portanto Pedro caiu na peneira de Satanás e este lhe deu uma boa sacudida. Satanás estava fazendo o trabalho do Senhor para mostrar ao próprio Pedro como este realmente era. Irmãos, é muito melhor aprendermos nossas lições na escola de Deus em comunhão, do que aprendê-las na peneira de Satanás. Às vezes, para o nosso bem, Deus permite que entremos na peneira de Satanás a fim de perdermos nossa autoconfiança, e aprendermos que somos pequeninos e fracos como os grãos de trigo que volteiam na peneira.
Daniel 10:20: “E disse: Sabes porque eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia”. O poder da Grécia era o próximo a se levantar, e a se interessar pelo povo terrenal de Deus, os judeus. E Satanás tinha seus instrumentos para trabalharem no trono do governo do reino da Grécia.
Capítulo 11, versículo 1: “Eu, pois, no primeiro ano de Dario, medo, levantei-me para o animar e fortalecer”. Voltemos a Daniel 6: Dario organizou seu governo e estabeleceu cento e vinte príncipes; colocou três sobre eles e fez de Daniel o chefe. Ali estava um dos filhos de Israel, um do povo terrenal de Deus, vivendo no trono do governo dos Medos e Persas. Vemos no capítulo 11 que o anjo Miguel, que levantou-se para fortalecer Daniel, também levantou-se para fortalecer Dario. Encontramos Dario indo a Daniel e dizendo: “O teu Deus, a quem tu continuamente serves, Ele te livrará” (Dn 6:16). E então, quando Dario se levantou na manhã seguinte, clamou com voz triste: “Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a Quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” (Dn 6:20) – Sua fé havia diminuído naquela noite. Quando ele descobre que Daniel está vivo e ileso, dá ordens e Daniel é tirado da cova. Eles não haviam transgredido sua lei ao tirá-lo da cova. Eu associo este capítulo 6 – o testemunho da fé de Dario e o interesse que demonstrou pelo bem estar de Daniel – com o anjo que levantou-se para fortalecer Daniel no capítulo 11, versículo 1.
Veja o livro de Ester: Quando Hamã tornou-se cabeça do governo, ele redigiu e assinou o edito para que todos os judeus fossem destruídos. Era Satanás trabalhando por trás dos cenários contra o povo terrenal de Deus. Se o plano de Hamã tivesse dado certo, isto significaria a ruína de toda a raça humana. Por trás de tudo estava a luta, não apenas dos emissários de Satanás, mas do anjo de Deus. Estamos sempre aptos a nos acomodar achando que as coisas são como as enxergamos; mas existem os poderes do mundo invisível.
