Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Não Se Junte à Multidão

1 Reis 2

Quarenta e duas crianças formam uma multidão e tanto. E quando todas gritam a mesma coisa, faz muito barulho e é divertido. Mas quando gritam palavras que zombam de alguém, isso é errado! Você sabe o que significa a palavra “zombaria”? Significa zombar de alguém ou insultar a pessoa. Você talvez saiba como é ter alguém zombando de você. Isso te deixa infeliz e com vontade de sair correndo. E se for um grupo grande de crianças zombando de você, a situação fica ainda pior!

Agora ouçam esta história sobre Eliseu. Ele havia presenciado uma visão maravilhosa. Ele viu seu querido mestre Elias subir ao céu num redemoinho, com um carro de fogo e cavalos de fogo. Cinquenta homens foram procurá-lo, mas, é claro, não conseguiram encontrá-lo… Elias estava no céu.

Imagino o que aqueles quarenta e dois meninos tinham ouvido sobre Elias e Eliseu. Não havia telefones, celulares ou e-mails para espalhar a notícia, mas todos tinham ouvido a história. E para alguns, era apenas uma história.

O que isso importa para você? Se Deus conta uma história, acaso ela é apenas mais uma, e não importa se você entender tudo errado? Temos plena certeza de que a Palavra de Deus é verdadeira e não ousamos mudá-la ou rir do que Deus disse.

Para aqueles quarenta e dois meninos em Betel, era apenas uma história engraçada sobre Elias subindo para o céu. Quando viram Eliseu passar, gritaram para que ele subisse também. Disseram: “Sobe, calvo!” E repetiram, zombando de Eliseu. Talvez Eliseu tivesse perdido o cabelo, mas Deus nos diz para respeitarmos a velhice.

Você teria se juntado aos gritos deles se estivesse lá? Deus diz: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal” (Êxodo 23:2). É importante obedecer à Palavra de Deus, e mesmo que você tenha que ficar sozinho, Deus está com você!

Eliseu sabia que aquilo que os meninos fizeram era algo sério, e se virou e os amaldiçoou em nome do Senhor. De repente, aqueles meninos pararam de zombar e provavelmente começaram a gritar. Deus controla o que os animais fazem, e Deus enviou duas ursas da floresta para atacá-los. Aquelas duas ursas furiosas tinham garras e despedaçaram aqueles quarenta e dois meninos. Não há nada tão furioso quanto uma ursa, e desta vez Deus direcionou a ira das ursas contra os meninos que zombavam.

Talvez, ao lermos esta história, possamos nos lembrar de quando éramos tão maus quanto aqueles meninos. Deus odeia o pecado agora, assim como o odiava naquela época. Devo ter medo? Ursos ou alguma outra coisa me atacarão? Ouça as boas novas.

“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Ele também nos diz: “o perfeito amor lança fora o temor” (1 João 4:18). Não sei para onde aqueles meninos poderiam ter corrido em busca de segurança, mas sei para onde você pode correr. Agora mesmo, há refúgio e segurança no próprio Jesus. Ele tomou sobre Si toda a ira de Deus contra o pecado – toda ela – tão completamente que pôde dizer: “Está consumado” (João 19:30). Seu amor lança fora o medo, para sempre!

Não sei o que pode acontecer em sua vida antes que Ele venha, mas sei que você nunca terá que suportar seus problemas sozinho. A promessa d’Ele é: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Se você tem medo, aproxime-se d’Ele e veja como o Seu amor perfeito lança fora o medo.

“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”
1 Timóteo 1:15

Compartilhar
Rolar para cima