Origem: Livro: Um Pouco de Fermento

Necessidade de separação

Você está expressando a unidade do corpo, abandonando tudo o que praticamente a nega? Talvez você esteja partindo o pão simplesmente como Cristão, desejando expressar essa unidade? Se sim, é como em (A) ou em (B)? Ou você deseja unir (C) e (D), para torná-los numa ­só mesa ou comunhão?

Você concorda com uma expressão como (E), onde pode haver algumas assembleias sem mal nelas, mas, em outras, tais doutrinas não julgadas como a de que Cristo nasceu como qualquer outro homem – nascido de Adão e sob a ira e maldição de Deus? Ou como sustentado por outros, que o castigo pelo pecado não é eterno e que os ímpios são aniquilados; ou em qualquer outra doutrina que atinja o fundamento da cruz de Cristo e da nossa única redenção, doutrina essa tolerada em nome da unidade e sob o nome de “ignorância”; isto é, as pessoas são recebidas vindas deles sem serem obrigadas a se separar, não apenas por uma questão histórica, mas como um fato presente? Ou onde as pessoas são recebidas por dizerem que são Cristãs sem ­saber mais sobre elas – quando podem vir de alguma conexão impura? Ou quando cartas de recomendação ou outro testemunho confiável não forem considerados necessários? (2 Coríntios 3:1; Atos 9:26-27).

Não pense que você possa participar de uma das mesas que você considera pura, sem ser pessoalmente responsável pela recepção de uma pessoa vinda de uma mesa impura – e sem que ­ela se separe daquela mesa impura. Na verdade, você não pode abrir mão da sua responsabilidade pessoal dessa maneira. Seu nome e sua presença ali apoiam o que é feito, e você come semanalmente um pão do qual você não insiste em ser mantido totalmente separado do fermento. Vocês não comem pão ázimo, mas levedado, enquanto isso acontecer assim (1 Co 5:8). Nem você pode, de acordo com a mente do Senhor, participar de qualquer mesa que não reconheça a união de todo o corpo, e pode haver, como temos visto, apenas uma mesa para fazer isso. Todo o resto é cisma (1 Co 3:4; 10:17).

Compartilhar
Rolar para cima