Origem: Livro: A EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS
A Necessidade Universal do Homem Satisfeita Pela Graça de Deus de Três Maneiras
Antes de prosseguirmos com o remédio de Deus para a condição pecaminosa do homem, permita-nos resumir a grande necessidade do homem de três maneiras, pois é uma sequência natural para a próxima seção da epístola.
- Em primeiro lugar, o homem está arruinado externamente. O pecado rompeu as relações felizes que uma vez existiram entre Deus e o homem, e há agora um afastamento da parte do homem em relação a Deus.
- Em segundo lugar, o homem está arruinado internamente. O pecado causou estragos no coração e na vontade do homem. Em vez de ser o dono de si mesmo, ele se tornou escravo de sua natureza caída pecaminosa. É cativo de seus hábitos e pecados que o controlam e isso é evidente em sua vida.
- Em terceiro lugar, o homem está arruinado fisicamente. O pecado também produziu a ruína de toda a criação inferior. Como resultado, os corpos dos homens (e todos os seres vivos) ficaram sujeitos a doenças e morte. Assim, a morte marcou toda a criação.
Nesta próxima série de capítulos, Paulo traz as boas-novas do evangelho e explica que Deus tem um triplo remédio para a tríplice condição do homem. Isso é desenvolvido em três subdivisões nesta seção da epístola.
Nos capítulos 3:21-5:11, Paulo explica que a justiça de Deus satisfez a necessidade do homem quanto à sua alienação de Deus, assegurando redenção, perdão, justificação e reconciliação para aqueles que creem. Nesta seção da epístola, Paulo trata com a questão dos pecados do homem (as más ações que fizemos). Ele mostra como Deus pode justamente colocar de lado os pecados do crente e livrá-lo do justo castigo, por meio da fé no sangue de Cristo.
Nos capítulos 5:12-8:17, Paulo explica que Deus também atendeu às necessidades internas do homem, proporcionando um meio de libertação da obra interior de sua natureza caída pecaminosa. Nessa seção da epístola, Paulo trata com a questão do pecado (a natureza caída em nós, chamada “a carne”) e mostra como Deus pode libertar o crente de seu poder por meio da nossa identificação com a morte de Cristo.
No capítulo 8:18-30, Paulo explica ainda que Deus tem libertação para o homem da condição arruinada de seu corpo quando da vinda de Cristo – o Arrebatamento. Naquele momento, os corpos dos crentes serão transformados e glorificados e feitos como o corpo físico de glória de Cristo (1 Co 15:51-56; Fp 3:21). Animais e vegetação na criação inferior serão libertos cerca de sete anos depois, na Aparição de Cristo, quando os filhos de Deus (Cristãos) serão manifestados como tais perante o mundo (Rm 8:19-22).
Assim, os principais temas dessas três subdivisões são:
- Libertação da PENA dos pecados – por meio da justificação e reconciliação (cap. 3:21-5:11).
- Libertação do PODER do pecado – que resulta em santificação prática (cap. 5:12-8:17).
- Libertação da PRESENÇA do pecado na vinda do Senhor, efetuando a glorificação (cap. 8:18-30).
Nessas três coisas juntas, vemos que o evangelho apresenta uma salvação completa para o pecador que crê.
O capítulo 8:31-39 fecha esta seção da epístola com uma tese sobre a segurança do crente em Cristo.
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