Origem: Livro: Os Patriarcas

Nenhum objeto aqui na Terra

“Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso”, diz o Espírito pelo profeta. E por quê? Por que aqui não deve ser o nosso descanso? “Por causa da corrupção”, acrescenta. Ele não diz que é infeliz, decepcionante, insatisfatório, mas está corrompido. A alma vivificada deve extrair da moral e não das circunstâncias da cena aqui, suas razões para se nutrir interiormente é o poder da ressurreição de Cristo. A pomba fora da arca não temeu o laço do passarinheiro, mas não encontrou descanso para a planta do pé no chão não purificado.

É humilhante sentar e delinear o que foi tão mal alcançado no poder pessoal. Mas “uma bela luz” pode ser vista “de longe” e, como tal, alguns de nós notam e saúdam as virtudes da vida ressuscitada.

Um homem morto e ressuscitado não terá aqui suas fontes nem seus objetivos. Seus princípios de ação serão encontrados em Cristo e suas expectativas no reino vindouro. Ele é transportado de todas as vantagens e adornos da carne para a justiça de Deus, e então, de forma viva e prática, está se esforçando na subida do monte, tendo, em espírito, deixado o nível inferior do mundo, destruindo a força da natureza, e o fascínio das circunstâncias da natureza, e tirando as afeções das coisas terrenais para dá-los àquelas que estão com Cristo no alto. Ele se perdeu, mas ganhou a Cristo. Ele abandonou o curso do mundo que rola morro abaixo e está ascendendo após Jesus.

Ele deixa o mundo saber que nunca poderia lhe fornecer seu objeto. No meio de seus reinos e deleites, ele ainda é um estrangeiro. E ele pratica virtudes e qualidades de coração que são de excelência divina. Ele pode, como seu Mestre, esconder a glória para a qual Deus o designou e não ser nada no cenário atual. Abraão não disse a todos os cananeus que encontrou por acaso que ele era o herdeiro da terra. Aos ouvidos dos filhos de Hete ele disse: “Estrangeiro e peregrino sou entre vós”. Ele estava contente em ser, e (o que é ainda mais difícil) em ser considerado um homem sem-teto, sem-casa. Assim, Davi, outro membro da família dos mortos e ressuscitados, quando caçado e perseguido pela coisa maligna que então estava no poder, embora o azeite de Samuel estivesse sobre ele, a própria consagração de Deus ao trono, ele não tornou isso publico. Esse foi o segredo e o regozijo da fé. Mas ele não o publicou. Ele não negociou isso entre os homens – ele não falou de si mesmo em conexão com aquilo que o mundo poderia valorizar. Ele não era, em sua opinião diante dos homens, nada melhor do que “um cão morto” ou “uma pulga”.

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