Origem: Livro: Os Patriarcas

Nosso Parente diante de Deus

O Senhor, o Filho de Deus, tornou-Se nosso Parente: “visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas”. E Ele Se tornou esse Parente para que pudesse cumprir pelos filhos os deveres e serviços de um Parente. E quais são esses deveres, e como o Senhor os atendeu e cumpriu, nos é informado na Escritura.

Um dever principal era resgatar um irmão ou sua herança, se ele ou sua herança houvesse sido vendido.

Ora, essa condição vendida ou perdida é nossa por natureza, sob as ruínas de Adão. O confisco de tudo é a ideia simples que mantém a nossa condição natural sob a justa luz. Perdemos a vida, e com ela todas as coisas, pela violação dos termos em que mantínhamos a vida, e com isso perdemos todas as coisas. Contraímos a dívida da morte: “no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Adão comeu e esta lei exigia a morte. Nós nos vendemos sob essa sentença e sob essa pena, e éramos devedores para sofrer a morte. Mas o nosso Parente pagou o preço. Jesus morreu. Ele contou o dinheiro até o último centavo. Na linguagem da lei, olho por olho, vida por vida, sangue por sangue. Não fomos redimidos por coisas corruptíveis como prata e ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo. O valor desse sangue foi bem testado. O sangue dos touros e de bodes não era suficientemente rico. Não servia, não poderia funcionar. Mas “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a Tua vontade”, nos diz que Ele satisfez Aquele que exigiu, e que não pôde deixar de exigir, o resgate total ou preço de redenção.

E agora nós e nossa herança somos resgatados por nosso parente.

Este é o principal dos grandes serviços de Cristo por nós. É amplamente notado e prefigurado pela lei (Levítico 25), mas foi entendido desde o princípio, pois o sacrifício ou oferta vicária procedeu com base neste princípio. E isso foi divulgado quando o pecado entrou, ou no ato do confisco. A pele que cobria Adão dava testemunho de que ele se encontrava no valor de um resgate, e que a virtude d’Aquele que atendera à exigência de Deus contra ele – Adão – estava agora sobre ele.

Mas isso é cheio de bênçãos – que o grande mistério do Parente ou Redentor era conhecido (publicado pelo Senhor e crido pelo pecador) antes que a lei o tivesse prefigurado ou os profetas o tivesse proclamado. (A mesma palavra hebraica significa parente, redentor e vingador).

Compartilhar
Rolar para cima