Origem: Livro: O Divino Terreno de Reunião
Obediência em Ação
O versículo 3 diz: ”Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera”. Fendeu lenha! Acredito que o pensamento nessa “madeira” seja a Humanidade do Senhor Jesus Cristo. Você se lembra de como no tabernáculo a arca era feita de madeira, mas depois estava coberta de ouro? Temos aquela Humanidade imaculada retratada para nós na madeira. Foi o Pai que fendeu a madeira, então a Palavra de Deus diz: “Um corpo Me preparaste”. Um corpo foi preparado para que o Filho pudesse vir e aqui Ele pudesse morrer por você e por mim!
No versículo 6, “E tomou Abraão a lenha do holocausto e pô-la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão. E foram ambos juntos”. Ele colocou a “madeira” sobre Isaque, seu filho. Isso aconteceu na manjedoura de Belém, quando a madeira foi colocada sobre o Filho eterno de Deus e Ele surgiu, nascido de uma mulher; um bebê aqui a Quem havia sido dado o corpo preparado para Ele. A madeira foi colocada sobre Ele para que pudesse ser o sacrifício pelo pecado.
Ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Assim é, amados irmãos, quando olhamos para o Calvário, vemos lá que o Pai e o Filho foram juntos. O Senhor Jesus pôde dizer de Seus discípulos que eles O abandonariam e que Ele seria deixado só, mas então Ele diz no evangelho de João: “Mas, não estou só, porque o Pai está Comigo”. “O Pai está Comigo”. “Foram ambos juntos”.
Mas também havia o fogo. O fogo nos fala do juízo – juízo de Deus contra o pecado – que deveria cair sobre o sacrifício. Devia ser um holocausto. O cutelo nos lembra que o Filho deveria ser oferecido em sacrifício.
Encontramos no versículo 7 que, “falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”. Irmãos, isso é particularmente doce à minha alma. Isaque, uma figura do Senhor Jesus, não menciona o cutelo, apenas o fogo e a madeira. Por quê? Como dissemos, a madeira é Sua Humanidade, o corpo que foi preparado para Ele, a fim de que Ele pudesse morrer. O fogo nos fala do juízo de Deus que deveria cair sobre o Filho. O cutelo não é mencionado aqui porque Isaque é uma figura do Senhor Jesus, Aquele que, no Evangelho de João, disse a Seus discípulos que Ele daria Sua vida (Jo 10:17-18). Ele, como o Filho, não precisaria que ninguém Lhe tirasse a vida. Ele tinha poder para entregá-la e deveria Se oferecer sem mancha a Deus.
