Origem: Livro: As Epístolas de Paulo aos TESSALONICENSES

A PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES

O Objetivo da Epístola

O estabelecimento da assembleia em Tessalônica resultou dos trabalhos missionários de Paulo naquela região (At 17:1-9). (Tessalônica é cerca de 160 km de Filipos). O costume de Paulo era ficar na área onde pregou para estabelecer os novos crentes que haviam se convertido por meio do seu trabalho, mas nesta ocasião ele foi forçado a interromper sua obra e se retirou por conta das perseguições que surgiram naquela cidade contra o evangelho (At 17:10; 1 Ts 2:17). Parece que Paulo e seus cooperadores estiveram com eles por apenas “três sábados” – cerca de três semanas. Isso deixou esses novos convertidos precisando de ajuda espiritual e instrução.

Paulo tentou voltar para eles mais de uma vez, mas “Satanás o impediu” (cap. 2:18). Quando Paulo chegou a Atenas, ele enviou Timóteo de volta a Tessalônica para ministrar a eles (cap. 3:1-2). Quando Timóteo retornou, Paulo havia se mudado para Corinto e eles se encontraram lá (1 Ts 3:6; At 18:5). Ao se reencontrar com Paulo, Timóteo o informou sobre o estado espiritual e as necessidades dos tessalonicenses – indicando que ainda estavam em “falta” (cap. 3:10) quanto à fé Cristã, razão pela qual Paulo escreveu esta carta. Na época em que a escreveu (cerca de 52 d.C. [depois de Cristo]), fazia apenas alguns meses que eles haviam se convertido. Esta é a primeira epístola inspirada de Paulo.

Por isso, a assembleia tinha uma mistura de judeus e gentios que haviam crido. Atos 17:4 afirma que “alguns deles creram”. Como esta foi uma cena que ocorreu em “uma sinagoga” (At 17:1), certamente estes eram judeus. Mas então acrescenta: “e também uma grande multidão de gregos religiosos”. Esses gentios eram prosélitos da fé judaica, mas quando ouviram as boas novas de Deus pregadas por Paulo, creram no Senhor Jesus Cristo. Os crentes gentios formaram a maioria dos santos em Tessalônica. “Jasom” (At 17:6) e “Aristarco e Segundo” (At 20:4) foram alguns desses convertidos. Entretanto, por outro lado, apenas “alguns” dos judeus creram.

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