Origem: Livro: OS DIAS INICIAIS DO MOVIMENTO DOS ASSIM CHAMADOS “IRMÃOS”
Observações do Sr. Stoney
Conheci os “irmãos” pela primeira vez em 1833. Eu tinha o desejo ansioso de servir ao Senhor e havia desistido de seguir a carreira jurídica para obter minha ordenação, pensando que era a única maneira verdadeira de fazê-lo. A princípio, com muita relutância, fui ouvir na Angier Street, um certo Sr. Clarke, levado por meu amigo da faculdade, que era um assíduo frequentador (e que desde então passou para o Irvingismo).
Acabei ficando muito interessado pelos ensinamentos ali. Lembro-me particularmente do Sr. Darby, em ser “agradáveis a Si no Amado” (Ef 1:6), e do Sr. Bellett, sobre Marcos 7, mas não pensei em me juntar a eles. Eu esperava grandes coisas do Sr. Irving, e o Sr. Bellett trouxe B. Newton para me ver em meu quarto na faculdade, a fim de me persuadir a abandonar o Irvingismo.
Eu estava constantemente ouvindo J. N. D., e por fim o ouvi sobre Josué 7: “Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? … Levanta-te, santifica o povo” etc. (Js 7:10, 13). Livre-se do mal primeiro (v. 12). Deus não pode estar conosco até que estejamos separados do mal. Fiquei abalado. Senti pela primeira vez o imenso passo ao deixar a ordem estabelecida, por poucos de aparência não atraente da Angier Street. Isso foi em junho de 1834. Pedi ao Sr. Darby que me deixasse ir até ver algo melhor, pois não tinha certeza se ele estava certo, mas estava convencido de que a Igreja da Inglaterra estava errada. Naquela época, o Sr. Stokes costumava ler regularmente alguma porção das Escrituras todo dia do Senhor; e em Plymouth, onde eu estava em 1838, costumava ser combinado de antemão quem deveria partir o pão e realizar os atos oficiais.
Eu estava na reunião na casa de Lady Powerscourt em setembro. O Sr. John Synge estava ministrando. O Sr. Synge chamou cada um para falar em sequência sobre um determinado assunto. O Sr. Darby falou por último, muitas vezes por horas, abordando tudo o que havia sido dito anteriormente. O Sr. Wigram sentou ao lado dele; Cap. Hall, Sr. Geo. Curzon, Sir Alex. Campbell, Sr. Bellett, Sr. Thos. Maunsell, Sr. Mahon e Sr. Ed. Synge estavam lá. Havia clérigos presentes e Irvingitas. As reuniões de oração pela manhã às 7 horas era particularmente marcantes para mim. Cada um orando para que Deus lhes desse luz, e graça para agirem sobre isto.
Havia um grande ressentimento contra J. N. D. quando saí por causa das divisões em Oxford naquela época, tanto que me foi notificado que o Dr. Sadler e o Dr. Singer (?), haviam discutido sobre a conveniência de me retirarem as salas, porque eu havia pedido ao Sr. Darby para que ministrasse nelas. Aqueles com tendências irvingitas gradualmente se afastaram de nós, e sociedade com eles foi evitada.
12 de julho de 1871.
J. B. Stoney
