Origem: Livro: Os Patriarcas
Odiado
E mais tarde seus sofrimentos. O Senhor o marca como herdeiro de glória; ele fala da bondade que ele encontrou e do elevado propósito de Deus a respeito dele, e seus irmãos o odeiam. Eles o invejam; e quem pode resistir à inveja? Eles já haviam invejado o favor de seu pai e agora o odeiam por causa do favor de Deus. Eles o odeiam por suas palavras e por seus sonhos; e quando estão juntos no campo (como no passado, havia acontecido com Caim e Abel), eles deliberam se devem matá-lo, lançá-lo em uma cova ou vendê-lo a estranhos.
E isso foi numa época em que ele os servia. Ele percorreu um longo caminho para perguntar sobre o bem-estar deles, assumir o compromisso quanto a eles e levar-lhes bênçãos da casa de seu pai com o amor de seu pai. Esse momento foi a oportunidade deles. Não foi como portador de boas novas que o receberam; mas “eis lá vem o sonhador-mor”, dizem eles: “Este é o herdeiro” (Mt 21:38); esse foi o espírito de suas palavras. Por inveja eles o entregam; por seu amor eles são seus inimigos; e finalmente o venderam aos ismaelitas por vinte moedas de prata.
Pode haver diferentes medidas na inimizade comum; mas num grande sentido moral, todos eles constituem uma geração. Rúben era o primogênito de Jacó, e podemos supor que ele se considerava mais responsável perante o velho pai pelo menino, do que qualquer um deles. Ele salva José da espada, e Judá propõe vendê-lo aos mercadores, em vez da cova. Depois de maneiras como essas, existem medidas na inimizade comum. Como alguns disseram sobre Jesus: “Ele é bom”. Outros: “Não, antes engana o povo”. Na parábola do “rei que celebrou as bodas de seu filho”, alguns foram para o campo e outros para seu negócio, enquanto outros se apoderaram dos servos e os mataram. Mas o Senhor fala de todos como de uma geração. “O restante deles” (JND), diz Ele, “apoderando-se dos servos… os mataram”. O Juiz de toda a Terra certamente fará o que é certo, e os pecados receberão muitos ou poucos açoites, mas o mundo expulsou Jesus, e o mundo é o mundo; como aqui, todos são irmãos culpados de José; e, como resultado de seus conselhos e de seu ódio comum, ele é vendido aos mercadores, e por eles é levado ao mercado do Egito, para ser posteriormente vendido lá num negócio lucrativo.
