Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Olhos que Realmente Veem

2 Reis 6:8-23

“Eu montarei meu acampamento aqui”, disse o rei da Síria. Mas isso é um segredo militar!

Mas então, por alguma razão desconhecida, os filhos de Israel sabiam exatamente onde ficaria o acampamento sírio. Isso aconteceu mais de uma vez. Finalmente, o rei da Síria decidiu que devia haver um espião entre seus homens. De que outra forma aqueles israelitas saberiam de seus planos secretos?

“Vou lhe contar como”, disse um de seus servos. “O profeta Eliseu conta ao rei de Israel até o que você diz no seu quarto!”

“Eu pegarei aquele Eliseu”, disse o rei. Então ele enviou seus soldados com cavalos e carros à noite para cercar a cidade de Dotã, onde Eliseu estava.

Eliseu tinha um servo que se levantou cedo na manhã seguinte e voltou assustado. Ele tinha visto que o exército sírio havia cercado Dotã. Ele clamou a Eliseu com medo: “Ai, meu senhor! Que faremos?”

“Não temas”, disse Eliseu. “mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. O servo poderia ter argumentado, mas não teve tempo, pois Eliseu começou a orar: “SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja”.

Acaso entendemos que é somente pelos olhos da fé que podemos ver as coisas que Deus preparou para aqueles que O amam? Suas bênçãos são reais, de fato, mas se você não aceitou o Filho amado de Deus, Jesus, como seu Salvador, você não tem os olhos da fé e não verá Suas misericórdias e bênçãos.

O Senhor abriu os olhos do servo, e então ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo cercando Eliseu para protegê-lo. Deus não nos diz mais nada sobre o servo. Talvez ele acreditou e seguiu o Deus de Eliseu, o único Deus verdadeiro, ou talvez não.

Eliseu orou novamente: “Fere, peço-Te, esta gente de cegueira” E imediatamente eles ficaram sem enxergar. Então Eliseu disse aos sírios: “Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me”. E de repente o homem que o rei da Síria queria matar tornou-se seu líder, por todo o caminho até Samaria e bem dentro daquela cidade de Israel. Então Eliseu orou: “SENHOR, abre a estes os olhos para que vejam”, e eles rapidamente descobriram que agora estavam cativos em Samaria.

Era uma oportunidade perfeita para o rei de Israel aniquilar todo o exército sírio, mas ele perguntou primeiro a Eliseu: “Devo matá-los? Devo matá-los?” Agora era a sua chance, e ele estava ansioso para se livrar daquele inimigo!

Meninos, meninas e adultos, Deus não está esperando a oportunidade de punir vocês! Ele os ama e espera que vocês venham a Ele como um pobre pecador que se aproxima, sentindo-se verdadeiramente arrependido de todos os seus pecados. Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, sofreu e morreu por pecadores como você e eu. Será que vocês vão se ajoelhar aos Seus pés e dizer a Ele o quanto estão arrependidos dos seus pecados e que O aceitam como seu próprio Salvador?

Eliseu respondeu à pergunta do rei de Israel: “NÃO, não os matem! Deem-lhes pão e água, e deixem que eles voltem para o seu senhor”.

Você e eu temos um Deus Criador fiel que nos dá comida e bebida todos os dias. Você voltará para Satanás, seu antigo senhor? Ou se entregará de bom grado a Deus, que o ama tanto que entregou Seu único Filho para morrer por você? “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21).

Graças à bondade de Eliseu para com o exército sírio, eles nunca mais voltaram para a terra de Israel. Que lição maravilhosa sobre como tratar seus inimigos! “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:44).

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Atos 2:21

Compartilhar
Rolar para cima