Origem: Livro: Os Patriarcas
A ousada fé de Sara
Abraão chamou o filho que lhe nasceu de Isaque; mas Sara disse: “Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo”. O oráculo de Gênesis 17:19 se tornou para ela mais do que um mandamento a ser observado. Tinha fontes de refrigério e chamas de alma. Estava cheio de luz e significado para o entendimento aberto de Sara. E isso conduz à força e à decisão. Aquela Débora dos dias antigos fortalecerá os lombos de Baraque. “Deita fora esta serva e o seu filho”, diz Sara a Abraão; pois ela estava feliz na liberdade da graça e da promessa, enquanto ele ainda permanecia entre as reivindicações da natureza e os desejos que seus próprios lombos haviam gerado. “Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque”. E esta era Escritura, como lemos em Gálatas 4; esta era a voz de Deus. Esta decisão de fé, na liberdade da graça, é imediatamente selada pelas próprias mãos de Deus. “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou”, diz o Espírito. E o que satisfez a mente do Senhor, nos dias de Sua carne, como a fé que era ousada e livre, dessa maneira? A fé que usaria d’Ele sem cerimônia, que O alcançaria através de uma multidão, que o pressionava por meio das censuras silenciosas de um fariseu que julga mal, ou por meio dos sussurros injuriosos de uma multidão hipócrita! E quanto da energia do Espírito em Paulo está empenhado em dar ao pecador esta preciosa ousadia, esta imediata segurança de coração em Cristo, apesar da lei, da consciência, da Terra e do inferno!
Esta ousadia de fé em Sara, este desafio da escrava, esta exigência (em seu próprio nome também) de que ela pudesse desfrutar sozinha de seu Isaque, é Escritura (Gl 4:30). Ela falou como “os oráculos de Deus” (ARA). Mas em Abraão a natureza agora atua. Ele de bom grado manteria Ismael. Isto não é algo estranho. A natureza agora atua em Abraão e a fé em Sara; como, numa ocasião anterior, que notamos, a natureza agiu em Sara e a fé em Abraão. Mas a natureza em Abraão deve submeter-se. Ele não deve permitir que Sara fique mais embaraçada neste jugo de escravidão. A casa deve ser libertada de Ismael, pois será construída somente em Isaque. “o filho da escrava não será herdeiro com o filho da livre” (TB).
