Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Outra História de Jacó
Gênesis 32
A última história foi sobre Jacó, o homem que foi dormir usando uma pedra como travesseiro e sonhou com uma escada que chegava ao céu. Aqui está outra história sobre o mesmo homem, mas ele não é tão jovem quanto quando teve aquele sonho. Ele agora é casado e tem uma filha e muitos filhos.
Jacó havia sido muito injusto com seu irmão gêmeo Esaú quando eram mais jovens, e agora tinha medo de Esaú. Jacó planejava voltar para casa com sua grande família, e ele era muito rico em rebanhos de gado, ovelhas e cabras, que também levaria para casa. No entanto, chegou-lhe a notícia de que Esaú estava vindo ao seu encontro.
Uma consciência pesada amedronta qualquer um. Se você tem medo de encontrar seu irmão depois de ter feito algo errado com ele, como poderá encontrar Deus? Talvez você consiga esquecer por um tempo, mas quando encontrar Deus, descobrirá que o registro de todos os seus pecados está lá! O que você fará?
Deus sabe como você se sente e Ele Se importa com você. Quando Jesus estava na cruz em completa escuridão, Deus O puniu pelos meus pecados – por todos eles – até mesmo aqueles que eu esqueci. E quando Jesus disse: “Está consumado”, o castigo necessário pelos meus pecados foi completado e eliminado para sempre, e eu posso encontrá-Lo com alegria… não com medo. Mas e você? Acaso Jesus suportou o castigo pelos seus pecados? Você pode se juntar a nós e agradecer a Ele agora e para sempre por ter recebido o castigo que merecíamos?
Jacó, preocupado com o encontro com Esaú, enviou sua família na frente, enquanto ele próprio permaneceu sozinho perto do ribeiro naquela noite. Foi lá que o Anjo de Deus o encontrou e lutou com ele. A luta durou a noite toda, pois Jacó estava determinado a vencer e não desistir.
Então o Anjo tocou o quadril de Jacó, e de repente ele se deslocou. Se o Anjo tinha poder para fazer isso, Ele poderia ter feito muito mais, mas o caminho de Deus é perfeito. Sua vontade é abençoar e não destruir.
“Deixe-me ir”, disse o Anjo. “porque já vem rompendo o dia” (AIBB).
Jacó estava aleijado agora, mas estava pronto para pedir o que só Deus poderia dar. Você também está pronto? Está pronto para desistir e pedir em vez de discutir? Está pronto para receber a bênção de Deus em vez de lutar para seguir seu próprio caminho?
“Não te deixarei ir, se não me abençoares”, disse Jacó. 
“Qual é o seu nome?” perguntou o Anjo.
Deus conhece muito bem o seu nome. Deus está perguntando agora mesmo se você Lhe dirá que seu nome é “pecador”. Você Lhe dirá? “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Se você Lhe disser agora mesmo que é um pecador, então Ele está pronto para salvá-lo. Isso é o que Jesus veio fazer na Terra!
Jacó disse ao Anjo de Deus que seu nome era Jacó, e imediatamente o Anjo lhe deu um novo nome: “Israel”. Esse novo nome significa “príncipe” e encobriu o antigo e enganoso nome “Jacó”. Que nome novo e bonito!
Você sabia que, se você nasce na família de Deus, também tem um novo nome? Você não saberá qual é até estar no céu com o Senhor Jesus.
Então Jacó perguntou ao Anjo de Deus: “Qual é o Teu nome?” Mas ele nunca obteve uma resposta clara, talvez porque Deus tenha muitos nomes, e cada um deles se adapta às nossas necessidades, mas está muito além dos nossos pensamentos. Um dos Seus nomes é “Maravilhoso”, e Ele é maravilhoso hoje e por toda a eternidade!
Jacó recebeu a bênção que desejava do Anjo de Deus e, assim, foi o vencedor da luta. Ele também ficou aleijado pelo resto da vida, mas na velhice adorou a Deus, apoiado na ponta do seu cajado. Você também pode ser um vencedor, e Deus lhe dará mais do que você jamais imaginou pedir. Se sua vida terminar em adoração verdadeira, sua eternidade também será de adoração alegre.
“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”
1 Coríntios 15:57
