Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Outra História Sobre o Rei Asa

2 Crônicas 16

Asa era rei havia trinta e seis anos, e as coisas iam muito bem para ele e seu povo. Eles haviam feito grandes promessas de seguir somente o Deus verdadeiro.

Promessas não são suficientes?

Na verdade, não. Você pode ter visto um galho de uma árvore frutífera ou de uma videira florida – uma esperança, ou promessa, de que em alguns meses ela estaria carregada de frutos. Mas, em vez disso, ela murcha e não dá fruto algum! Por que não? De alguma forma, ela se quebrou bem onde o galho se juntava ao tronco, e a seiva não fluía mais. Sem seiva, não produziu fruto. Promessas não bastam. O galho não pode dar fruto a menos que permaneça conectado à videira ou ao tronco da árvore.

Agora, eis que surge outro rei inimigo contra o rei Asa, e esse novo inimigo vem de uma maneira diferente. Ele planeja construir uma cidade para bloquear a entrada e saída de suprimentos da cidade do rei Asa. Poderia ser um bom plano, mas o rei Asa soube disso e queria ter certeza de que não daria certo. Quem ele poderia chamar para ajudá-lo?

Ben-Hadade era um rei grande e forte. Então, o rei Asa descobriu que havia ouro e prata suficientes na casa do Senhor e em sua própria casa para subornar Ben-Hadade para que viesse ajudá-lo. Ben-Hadade já havia prometido se unir ao rei inimigo, mas Asa esperava que, ao ver todo o ouro e prata que lhe ofereceria, Ben-Hadade quebrasse sua promessa ao rei inimigo. Talvez o suborno o convencesse.

Sim, funcionou!

Ben-Hadade enviou os capitães de seu exército, e eles destruíram as cidades do rei inimigo. Isso fez com que o inimigo decidisse que era mais seguro voltar para casa. Assim, o plano do inimigo contra o rei Asa não funcionou.

Houve um profeta que sabia que essa era a maneira errada de evitar problemas. Ele foi até o rei Asa e o lembrou da grande batalha alguns anos antes, quando o Senhor os tornou vitoriosos com alegria, mas desta vez ele não havia confiado no Senhor. E o profeta acrescentou: “Porque, quanto ao SENHOR, Seus olhos passam por toda a Terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele” (2 Crônicas 16:9).

O versículo diz “toda a Terra”, e parece que você e eu também estamos incluídos. “Perfeito” significa descansar somente em Jesus, e não em qualquer coisa que eu possa fazer ou tenha feito. Jesus morreu por mim, e Ele é tudo o que preciso. Não preciso pagar a Ele para cuidar de mim, porque Ele me ama!

O que o profeta disse deixou o rei Asa tão irado que ele o prendeu e maltratou alguns do povo. Depois disso, o rei Asa também teve seus próprios problemas. Seus pés adoeceram.

Talvez você tenha problemas, e a primeira coisa a fazer é orar ao Senhor sobre eles. O rei Asa pulou essa parte e foi primeiro ao médico por causa da doença nos pés, mas nada pareceu ajudá-lo. A infecção só piorou, e o rei Asa morreu.

O rei Asa nos deixou três lições para aprender:

  1. Ele teve uma vitória gloriosa contra enormes forças inimigas, porque sabia que somente o Senhor poderia salvá-lo.
  2. Ele quebrou sua promessa porque fez as coisas do seu jeito e não confiou no Senhor.
  3. Ele não obteve alívio dos problemas porque procurou primeiro o ajudador errado e deixou o Senhor de fora, e teve problemas maiores depois.

Deus nos conta essa história porque nos ama e quer que confiemos n’Ele em vez de tentarmos resolver nossos problemas sozinhos.

“No dia da minha angústia a Ti clamarei, Porque me responderás”
Salmo 86:7 – TB

Compartilhar
Rolar para cima