Origem: Livro: Os Patriarcas
Parente desde o início
Esses estão entre os deveres que um Parente possui, de acordo com a mente e a consideração do Senhor, e tal é o glorioso cumprimento deles por nosso grande Parente. E é maravilhoso ter o direito de escrever sobre Ele assim! É maravilhoso que os ditames necessários e instintivos da natureza sejam indicados pelo Espírito Santo como a base, a garantia e o caráter do amor de Cristo pelos santos! Como eu disse antes, tudo o que a natureza me diz que eu devo a mim mesmo, Cristo me diz que Ele deve isso a mim; e agora, posso acrescentar, tudo o que a natureza me diz que meus parentes me devem, isso também Cristo me diz que Ele deve a mim. E novamente pergunto: Pode algum pensamento, a respeito do lugar ao qual o amor do Filho de Deus O trouxe, superar isso? Pode a imaginação formar a ideia de uma afeição mais intensa e devotada?
O Filho de Deus tornou-Se nosso Parente para o próprio fim de realizar todos esses serviços de Parente para nós. Creio que Hebreus 2 nos diz isso. E esses deveres e serviços incorporam todos os grandes materiais no mistério da redenção. E, como vimos agora, eles têm se tornados conhecidos desde o princípio. Jesus não esperou até que a lei O apresentasse, em suas sombras ou faixas, à fé e ao gozo de pobres pecadores. Posteriormente, a lei deu às coisas concernentes a Ele um tabernáculo, mas essas coisas têm se tornado conhecidas desde o princípio. O quarto dia, no curso da criação, produziu o Sol, que então se tornou o tabernáculo da luz, mas a luz estava espalhada por toda a cena, a luz brilhava desde o primeiro momento do primeiro dia. Jesus foi conhecido no jardim do Éden e nasceu no sopro da exata primeira promessa. E isso alegra nosso espírito – ficaremos felizes em rastrear esses anúncios da fé comum, esses pensamentos e verdades de Deus e Seu concerto, ao longo das eras, ligando os corações mais distantes dos eleitos na comunhão de um só regozijo, e dando-lhes um cântico para todo o sempre.
Entre os santos dos primeiros dias, nosso Jó O conheceu neste grande caráter de Parente ou Redentor. Ao resgatá-lo do poder da morte, ou do cativeiro da sepultura e corrupção, Jó O celebra. É uma passagem bem conhecida e muito apreciada pelos santos. E bem, pode ser assim. Tudo o que ela apresenta aos nossos ouvidos, e tudo o que a sustenta e a acompanha enquanto a ouvimos, confere-lhe um caráter incomum.
