Origem: Livro: Os Irmãos Abertos

Um Partido de Newton Entre os de Betesda

Não demorou muito para que um partido real se manifestasse entre os de Betesda, e eles provaram ser fortes defensores do Sr. Newton! O Sr. Kelly relatou: “Posteriormente, um partido [em Bristol] foi formado, um prédio público foi usado e o Sr. Newton estava lá, e dois dos ‘Dez’ (Srs. A. e W.) se encontravam no meio deles! O movimento falhou; e esses dois líderes, para não falar de outros (após a estrondosa denúncia de Betesda da blasfêmia newtoniana e após a associação pública desses homens com o Sr. N.) foram autorizados a retornar a Betesda, sem a menor confissão de seu pecado notório e flagrante! Tudo o que eles reconheceram foi o erro de ter deixado Betesda; mas não lhes pediram, nem deram, uma expressão de tristeza pela iniquidade de confraternizar com alguém que ainda mantinha as principais partes de sua heterodoxia[1] a respeito de Cristo. E isso depois das sete reuniões!
[1] N. do T.: Heterodoxo provém da palavra grega “hetero” que significa “diferente” e “doxa” que significa “fé”. É o que se opõe aos padrões, normas, regras ou à uma doutrina pré-estabelecida. É o que está em desconformidade com a doutrina tida como verdadeira.

Fica claro a partir de tudo isso que os líderes da assembleia de Betesda foram definitivamente afetados pelos ensinamentos errôneos do Sr. Newton. Isso nos leva a perguntar: “Se os líderes foram afetados pelas crenças de Newton, quantos outros na Capela de Betesda foram afetados de maneira semelhante?”

Compartilhar
Rolar para cima