Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

“Paulo, Tem Ânimo”!

Atos 23:12-35

Alguém já lhe disse: “Anime-se” ou “Tenha um bom dia”? Parece que ajuda? Às vezes, ficamos muito, muito tristes e não conseguimos nos animar a menos que alguém nos livre do problema, mas quem poderia fazer isso?

Paulo certamente tinha um problema. Ele estava preso e isso era totalmente injusto. Aqueles de sua nacionalidade odiavam sua mensagem e estavam furiosos o suficiente para matá-lo na escadaria do templo! Paulo declarou que era romano de nascimento, e isso salvou sua vida… mas não sua liberdade.

O governador não entendeu o motivo de todo aquele alvoroço nem por que o povo estava tão furioso e pronto para despedaçar Paulo, então ordenou aos guardas que o levassem para dentro da fortaleza. E lá estava ele, preso e aguardando julgamento. O que aconteceria em seguida?

Paulo talvez estivesse sentado com a cabeça entre as mãos. Ele queria ser uma verdadeira testemunha de Jesus, mas agora estava na prisão. Teria falhado? Seria como um soldado derrotado? Como nosso Senhor Jesus trata Seus soldados derrotados?

Jesus sabia tudo sobre aquele homem solitário na prisão, e sabe tudo sobre você também. Ele conhece os seus problemas, grandes ou pequenos. Talvez tenha sido o seu erro que o colocou onde está, ou talvez não tenha sido culpa sua. Este é o momento exato em que você precisa de Jesus.

Na noite seguinte, Jesus Se pôs ao lado de Paulo e disse: “Paulo, tem ânimo! Porque, como de Mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma” (Atos 23:11). Essas foram boas palavras, e observe que foi o próprio Jesus Quem veio a Paulo. Ele pode vir a você também, por meio do Livro que Ele escreveu – a Bíblia.

A manhã chegou e cerca de quarenta homens furiosos se reuniram e planejaram matar Paulo. “Não comeremos nem beberemos até matá-lo”, juraram. Esse era o plano secreto deles, mas quem pode guardar segredos de Deus? De alguma forma, o sobrinho de Paulo soube do plano e recebeu permissão para ir falar com seu tio Paulo na prisão.

Depois de ouvir a mensagem do sobrinho, Paulo chamou o oficial e disse: Leve este jovem ao capitão-chefe… Ele tem algo a lhe dizer. Então o capitão-chefe levou o jovem pela mão para um lugar reservado e perguntou: O que você tem a me dizer?

O sobrinho de Paulo disse: Os Judeus têm um plano. Vão pedir que você traga Paulo amanhã para lhe fazer mais perguntas. Mas há mais de quarenta deles esperando a oportunidade de matá-lo de surpresa. Eles juraram não comer nem beber até matá-lo, e estão todos prontos e aguardando uma promessa sua.

Quarenta, pensou o capitão-chefe. Comandarei quatrocentos e setenta soldados para escoltar Paulo até o governador em Cesareia antes do amanhecer!

E foi exatamente isso que aconteceu. Todos aqueles soldados, com seus cavalos e lanças, partiram enquanto ainda estava escuro para guardar um prisioneiro em uma curta jornada. Não sabemos o que aconteceu com os quarenta homens furiosos, se quebraram o voto ou se morreram de fome. Mas uma coisa é certa: eles não mataram Paulo!

Quem venceu? Deus venceu, e Ele sempre vence. O próprio Jesus havia prometido a Paulo que ele seria enviado a Roma, e foi para lá que ele foi enviado! É maravilhoso ter um Deus assim; ninguém pode quebrar Suas promessas!

Satanás tem muito mais do que quarenta razões pelas quais você e eu deveríamos passar a eternidade no inferno. Ele também conhece todas as promessas de Deus e quer que você feche os ouvidos à mensagem do evangelho. Mas Satanás é um mentiroso; suas promessas não são verdadeiras.

É Deus Quem estará ao seu lado esta noite e dirá: “Tem bom ânimo”. Ele não apenas Se esquece dos seus pecados e o coloca no caminho da felicidade. Muitos de nós podemos dizer: “Foi o próprio Jesus Quem levou os meus pecados sobre Ele mesmo, nas trevas da cruz”. É o próprio Deus Quem diz: “Todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E nem todo o poder dos homens e dos demônios pode quebrar essa promessa!

No entanto, Deus não lhe prometeu uma vida fácil. Ele não prometeu a Paulo que ele seria libertado da prisão, mas prometeu a Paulo que ele “daria testemunho” d’Ele, e é isso que todo Cristão deveria desejar fazer. O objetivo da vida do Cristão é o céu com Jesus.

Você gostaria de terminar no céu com Jesus? Ele disse:

“Eu Sou o caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim”
João 14:6

Compartilhar
Rolar para cima