Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Pequeno Príncipe

1 Reis 14

Esta é a história de Abias, um jovem príncipe de Israel. Como esta é uma das histórias de Deus, podemos estar certos de que é verdadeira, mas só conhecemos aquilo que Ele Se agradou em nos contar na Bíblia.

O palácio onde o jovem Abias vivia provavelmente era rico e bonito, mas certamente era cheio de perversidade. Seu pai, o rei Jeroboão, parece ter tido medo de Deus e sentia ciúmes do poder que Ele tinha sobre seu povo. Em seu ciúme, o rei Jeroboão fez dois bezerros de ouro e os colocou para que o povo os adorasse, um em cada extremidade opostas de seu reino. Essa armadilha foi bem-sucedida porque o povo não precisava ir tão longe e podia adorar esses ídolos de ouro e ainda viver em pecado. Os filhos de Israel preferiram ignorar o que Deus havia ordenado: “não te inclinarás diante de outro deus Não te farás deuses de fundição” [deuses feitos de metal fundido] (Êxodo 34:14, 17). Até hoje, muitos acreditam que a religião é válida, desde que não precisem obedecer a Deus.

Você se encaixaria perfeitamente na família do rei Jeroboão, aqueles que não queriam obedecer a Deus? Abias não se encaixaria. Mesmo sendo jovem, ele ouviu falar do Deus de Israel. Deus havia libertado os israelitas da escravidão no Egito, dado a eles maravilhosas riquezas na terra de Israel e havia ensinado a eles adorá-Lo com alegria. Não sei o quanto o jovem Abias sabia, mas seu coração disse “sim” a Deus, que havia sido tão bondoso para com Seu povo. Mesmo que todos os outros dissessem “não” ao Deus verdadeiro, havia algo no coração deste menino que dizia “sim”, e Deus viu e ouviu, e isso foi de grande valor para Ele.

Mas grandes problemas atingiram a família real. O rei Jeroboão recebeu a má notícia de que seu filho pequeno estava muito doente. Hoje os médicos podem ajudar a curar as crianças, mas há momentos em que as coisas ficam tão ruins que sentimos que tudo o que podemos fazer é orar. Mas o rei Jeroboão não era um homem de oração. A quem ele poderia recorrer em seus problemas?

Ele se lembrou de um profeta de Deus que, há muito tempo, lhe havia falado a verdade. Talvez aquele velho profeta pudesse dizer se seu filho doente iria melhorar. Então, Jeroboão decidiu enviar a rainha a esse velho homem para descobrir. Mas antes, deu instruções: ela deveria levar alguns pães e um pote de mel como presente, mas sem vestir roupas de rainha nem dizer ao profeta quem ela era.

Ora, por que ele pediu isso? Será que pensava que o profeta era apenas um adivinho e que poderia ser enganado, e não descobrir que ela era a rainha? Escute! Se você quer receber uma mensagem da Palavra de Deus, da Bíblia, ou se quer falar com Deus, você precisa se lembrar de que Ele é o Deus que criou você. Ele não apenas conhece o seu futuro, mas também controla você. É Ele Quem decide.

Então a rainha vestiu roupas comuns e foi ver o velho profeta. Ele era cego, então o que ela vestia não fazia diferença, e ele não deu atenção ao presente dela. Quando ouviu o ruído dos pés dela, ele a cumprimentou: “Entra, mulher de Jeroboão pois eu sou enviado a ti com duras novas [más notícias]. E ela ainda nem havia lhe dito uma palavra.

Na verdade, ela havia sido enviada a ele, mas ele disse: “Eu fui enviado a ti”. É exatamente isso que Deus faz, se você apenas O ouvir. Ele está enviando uma mensagem a você agora mesmo, e Ele a está enviando porque Se importa. Essa mensagem contém más notícias, de qualquer forma, você não pode escapar de más notícias. A vida é assim. Mas a mensagem de Deus para você não traz apenas más notícias sobre os seus pecados; ela também traz boas notícias importantes. Sua mensagem é de amor, perdão, alegria e paz, porque Seu Filho Jesus morreu pelos pecadores. Se você tentar esconder a verdade sobre seus pecados e apresentar a Deus apenas suas boas ações, a mensagem d’Ele para você será pesada e sem esperança, porque você não está sendo honesto com Ele.

A mensagem do profeta à rainha foi longa e repleta do juízo de Deus. Incluía a morte honrosa de seu jovem filho e a morte terrível e vergonhosa do rei e de toda a sua família. Ele disse a ela: “entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá”.

Não podemos deixar de nos perguntar por que ela não ficou fora da cidade, abrindo mão do palácio real para salvar a vida do jovem filho. Tudo dependia dela.

Mas eu tenho um Salvador que me amou o suficiente para deixar o céu. Ele desceu, viveu na pobreza e morreu numa cruz fora da cidade de Jerusalém por mim. E meu coração, como o daquele pequeno príncipe, diz “sim” a Ele. O que o seu coração diz?

Mas desistir da vida real foi demais para a rainha. Ela retornou à sua cidade, e Deus, em Sua misericórdia, permitiu que seus pés alcançassem a porta do palácio real antes que a criança morresse. Ela perdeu o filho, e eles ficarão separados por toda a eternidade. O jovem príncipe havia ido para o céu, aquele lugar feliz onde príncipes e mendigos são acolhidos se o coração deles verdadeiramente respondeu ao Salvador como Deus O mostrou a nós. Você poderia responder a Ele como aquele jovem príncipe fez? Você dirá “sim” a Ele agora mesmo?

“Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome”
João 1:12

Compartilhar
Rolar para cima