Origem: Livro: A Procura por uma Assembleia Reunida Biblicamente
Uma Pessoa Que Causa Divisão (herege em seu espírito).
Esta é uma pessoa que cria uma partição na assembleia, tendo um espírito partidário em alguma causa. Este é mais do que um mal eclesiástico e, geralmente, é o mais difícil de detectar-se entre todos os males. J. N. Darby disse: “Impiedade eclesiástica é sempre a pior”. Uma vez que isso é prejudicial para a saúde da assembleia, deve ser tratado.
- Os irmãos devem identificar e “evitar” aqueles que provocam divisões e escândalos na reunião (Rm 16:17-18). Nota: Isso não quer dizer: “note os que seguem em divisões”, mas aqueles que “causam” divisões. Isto significa que devemos distinguir entre os líderes e os liderados quando um espírito de partidarismo surge na assembleia.
- Aqueles que levantam questões que dividem os santos muitas vezes fazem isso liderando uma rebelião contra os que tomam a liderança na assembleia. Ao que peca por trazer acusações infundadas contra um ancião, a assembleia deve “repreendê-lo na presença de todos” (1 Tm 5:19-20). A repreensão pública está ordenada para quando alguém divide os santos em posições partidárias (Gl 2:12-14).
- Se a pessoa continua a propagar suas discussões e a dividir o rebanho, a assembleia tem motivos para excomungá-la. Semear a discórdia entre os irmãos é uma “abominação” ao Senhor (Pv 6:16-19), e algo que é abominável ao Senhor não deve estar em comunhão à Sua mesa. Por conseguinte, a pessoa deve ser colocada fora de comunhão.
- Se alguém da assembleia se encontrar com um líder de uma divisão que foi colocado fora de comunhão ou que tenha saído com o seu grupo, os irmãos devem “admoestá-lo” mais uma vez (Tt 3:10). Se ele tiver qualquer outro encontro com esse líder, os irmãos devem “evitá-lo”, porque ele está pervertido (Tito 3:10).
