Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem
O Plano de Deus na Criação
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele… Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2:18, 24). É muito claro que a ordem de Deus na criação era de que o homem tivesse uma esposa. O relacionamento deles seria especial, indo além da mera companhia, eles seriam uma só carne. Deveria ser monogâmico, senão teria sido escrito esposas. O que encontramos em Gênesis antecede a lei em mais de três mil anos. Quando o Senhor Jesus veio, cerca de 1500 anos após a lei de Moisés, encontramos Ele citando as mesmas Escrituras para Seus discípulos: “Não tendes lido que Aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mt 19:4-6). E novamente, nesta presente dispensação da graça, o apóstolo Paulo cita Gênesis: “Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne” (1 Co 6:16). “Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne” (Ef 5:31).
Fica claro no versículo em Coríntios que, em parte, a expressão numa só carne implica uma união sexual. Deus escolheu criar homens e mulheres para serem criaturas sexuais e com desejos sexuais. Ele também deixou claro que esses desejos só devem ser satisfeitos no relacionamento matrimonial. “Mas, por causa da prostituição [fornicação – JND], cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido” (1 Co 7:2). Os planos de Deus não são arbitrários e o homem não é mais sábio que Deus. Claramente, esta é uma área em que homens e mulheres ostentam hoje em dia a sua chamada liberdade. Não precisamos procurar provas na sociedade para ver a destruição que isso causa, pois acredito que as evidências sejam claras. Antes, precisamos descansar na Palavra de Deus e em Sua sabedoria. O engenheiro conhece o funcionamento interno da máquina que projetou, assim, certamente o Criador conhece muito mais Sua criatura.
A ordem de Deus, conforme estabelecido na criação, ainda permanece; nada mudou sobre isso. Essas não são ordenanças legais estabelecidas pela Lei Mosaica, pois claramente elas são anteriores à Lei. Quando os irmãos se reuniram em Jerusalém para discutir a posição dos Cristãos gentios com respeito à lei, eles apresentaram a seguinte frase: “Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição [fornicação – JND], do que é sufocado e do sangue” (At 15:20). Este não é um resumo da conduta Cristã, mas sim, diretrizes necessárias para os povos gentios daqueles dias, entre os quais essas coisas eram um comportamento aceito (At 15:28).
Deus criou Eva para ser a ajudadora e contraparte de Adão. A expressão adjutora, são duas palavras no hebraico: a primeira significa ajuda, já a segunda poderia ser traduzida como seu oposto. Eva era a contraparte perfeita de Adão – não que ela se tornaria assim, mas que Deus a criou para ser assim. Deus criou a mulher para ser o complemento perfeito para o homem. Não se trata de superioridade ou inferioridade. A esposa não é uma cidadã de segunda classe. No entanto, Deus os contemplou com papéis diferentes, necessidades diferentes e temperamentos diferentes. Apesar dessas diferenças, o homem e a mulher, pelo desígnio de Deus, respondem exatamente às necessidades do sexo oposto. Essa função complementar se estende a múltiplas facetas da vida conjugal.
Uma vez que estamos discutindo o plano de Deus para o casamento na criação, é necessário abordar brevemente o assunto da liderança – mais sobre isso será abordado mais tarde. Isso é importante, pois diz muito sobre o tipo de homem que deveríamos ser. Também diz muito sobre as características que uma mulher deveria procurar num marido. Para os homens que lerem este livreto, deve ficar claro desde o início que a liderança nos fala de responsabilidade e não de privilégio. “Cristo é a Cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a Cabeça de Cristo… também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão… Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor” (1 Co 11:3, 9, 11). Esses versículos, da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, explicam a base da liderança do homem. Também traz de maneira maravilhosa o relacionamento complementar de que tenho falado, entre o marido e a mulher.
