Origem: Livro: Os Patriarcas

Ponto da virada

Assim que José, o filho da promessa, filho de Raquel, a amada, lhe é dado, Jacó fala em deixar Padã, o lugar de seu exílio e escravidão. (Veja Gênesis 30:25-26). E isso, por mais simples que pareça, tem seu caráter. A condição de estrangeiro e servo não lhe convinha, assim que obteve a semente que lhe testemunhou o poder de Deus em seu favor. Ele pôde ter sentido, de forma um tanto instintiva, que agora lhe cabia afirmar sua liberdade e pensar em seu lar e em sua herança. Não digo se Jacó realmente percebeu isso, ou se foi uma espécie de inspiração que ele respirou e que, em todo o seu significado, estava além dele. Mas foi assim que ele disse a Labão, imediatamente após o nascimento de José: “Deixa-me ir; que me vá ao meu lugar e à minha terra”.

Tinha sido exatamente assim com Abraão antigamente. Assim que Isaque foi desmamado, o cenário em torno de Abraão mudou imediatamente. O filho da escrava tem que sair de casa, e Abraão tem precedência sobre o gentio. (Veja Gênesis 21). O desmame de Isaque foi o ponto da virada na condição de Abraão. Em espírito, por um momento, ele entra no reino, erguendo um novo altar, um altar ao “Deus eterno”, e plantando um bosque. Isso foi muito bom, e considerei seu caráter em seu lugar (Veja “Abraão”). Mas o mesmo aconteceu agora com Jacó, como então com Abraão. Assim que José, o filho da promessa, que testemunhou a graça e a força de Deus, lhe é dado, ele concebe o pensamento da liberdade e do lar.

Este foi um exemplo excelente e impressionante da inteligência de uma nova mente em Jacó. O caminho de fé, devo acrescentar, é visto em Raquel na mesma ocasião, pois ela chama seu filho de “José”, isto é, “acrescentando”. Assegurando que o Senhor, que agora havia começado Suas misericórdias para com ela, iria com eles e os aperfeiçoaria. Como a fé agora em nosso coração e em nossos lábios, no mesmo espírito, diz: “Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes, O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?” A partir de Suas dádivas, Raquel não apenas “fez um apelo para pedir ainda mais”, mas, com uma fé ainda mais ousada e feliz, chegou à conclusão de confiar n’Ele para obter ainda mais.

Mas, embora tenha sido assim, a ligação entre Labão e Jacó continua por um tempo após o nascimento de José, até que a separação ocorre sob a força de outras circunstâncias, deixando Labão, ainda mais do que antes, uma espécie de estátua de sal, ou uma lembrança solene para nós do que nosso miserável coração é capaz.

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