Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Por que Aitofel Morreu?

2 Samuel 17

Aitofel tinha um ótimo emprego. Ele era conselheiro do rei Davi, o que o tornava um homem muito importante. Ele também era um homem sábio, e seus conselhos eram bons. Ele também tinha boa saúde. Então, por que Aitofel morreu?

Aqui está a história. O rei Davi tinha um filho muito bonito chamado Absalão, que era um príncipe popular. Mas ter muitos amigos não bastava; ele queria ser rei. E quando ele escapou dos cuidados do pai e tocou uma trombeta para reunir os amigos, muitos o seguiram. E incluído nessa multidão estava Aitofel, o sábio conselheiro de seu pai.

Era uma multidão animada que seguia Absalão, gritando: “Absalão reina em Hebrom!” Eles sabiam que a única maneira de Absalão se tornar rei seria matando seu pai, o rei Davi. Sabiam também que o rei tinha muitos seguidores leais. Então, como poderiam vencer essa batalha?

Claro que eles perguntaram a Aitofel, o sábio conselheiro, e ele deu um bom conselho a Absalão. Ele disse: “Faça isso agora mesmo. Não dê tempo ao rei Davi para fazer planos. Lute contra ele agora mesmo!”

Isso me lembra do dia em que planejaram matar o Senhor Jesus. Pilatos, o governador, perguntou à multidão: “Que farei então de Jesus, chamado Cristo?” Todos gritaram: “Seja crucificado”. Mas Jesus era o Filho de Deus, e a resposta deles foi a prova de que não O queriam.

Jesus não respondeu aos seus gritos. Ele sabia que precisava morrer para salvar aqueles mesmos homens que gritavam contra Ele. Seus amigos O haviam abandonado, e Ele permaneceu sozinho. Então, Ele foi pregado naquela cruz cruel, e todo o povo O escarneceu e O insultou enquanto Ele estava pendurado ali. Eles eram culpados de Sua morte. Mas Jesus morreu como nenhum outro homem jamais morreu. O próprio Deus derramou sobre Ele a pena por toda a carga de pecados de todo verdadeiro crente. Ninguém viu isso, pois aconteceu nas trevas. Mas quando a luz retornou, Ele clamou: “Está consumado” (João 19:30). Sim, a terrível pena pelo pecado havia sido completamente paga! Ele não deixou nada para você e para eu fazermos a não ser confiar n’Ele! “Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).

Depois que Aitofel deu um bom conselho a Absalão, outro homem apareceu. Seu nome era Husai, e ele disse: “O conselho que Aitofel deu desta vez não é bom”. “Reúna um grande exército e lidere-o pessoalmente contra o rei Davi.” Agora, Husai estava realmente trabalhando para o rei Davi, seu amigo. Seu conselho deu ao rei tempo para escapar e preparar seu exército para a guerra.

Aitofel tinha certeza de que seu conselho era bom, e talvez fosse, mas não era o caminho de Deus. Talvez você tenha um bom conselho sobre como escapar do julgamento de Deus, mas, no fim das contas, não vai funcionar! A Palavra de Deus está firmada no céu. Não há outro Salvador senão Jesus.

Então, o que Aitofel fez? Voltou para casa, arrumou a casa e se enforcou. Esse foi o fim da sua jornada… na Terra. Mas ele ainda precisa se encontrar com Deus para falar sobre sua escolha.

E então você também deve encontrar Deus algum dia, talvez mais cedo do que pensa. Você O encontrará como um pecador perdoado e Lhe agradecerá por toda a eternidade por Ele ter dado Seu Filho para morrer por você? Você sabe que Ele o ama e o receberá em Sua morada no céu para sempre? Ou você O encontrará ainda com seus pecados, sem um Salvador amoroso e sem sangue precioso para lavá-los? Você enfrentará seu próprio castigo.

Quando você morre, não pode mais mudar de ideia. Então será tarde demais para o perdão e um lar no céu.

“Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados”
Isaías 53:5

Compartilhar
Rolar para cima