Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Por que Ló Não Estava Feliz

Gênesis 19:1-26

Ló tinha muitos motivos para ser feliz. Era um homem rico e havia escolhido um belo lugar para morar. Tinha mulher e duas filhas que moravam com ele. Ele também ocupava um cargo muito importante na cidade de Sodoma. Como se diz hoje, ele tinha tudo.

Certa noite, dois viajantes bateram à sua porta, e Ló rapidamente os convidou para jantar e passar a noite juntos. Os homens disseram: não, antes na rua passaremos a noite” (Gênesis 19:2).

Aqueles homens eram mensageiros de Deus e sabiam que Ló era um verdadeiro crente em Deus. Mas também sabiam que havia algo errado na casa de Ló. É bom ser um verdadeiro crente no Deus vivo e viver uma vida justa, mas você se lembra de que, se Jesus é o seu Salvador, você realmente pertence a Ele agora? Deixe Deus escolher para você. Se você está fazendo as suas próprias escolhas, há algo errado na sua vida. Para começar, você está perdendo a alegria da companhia diária de Deus.

“Por favor, fiquem”, insistiu Ló, e assim os dois viajantes ficaram. Ló foi o cozinheiro, preparou um banquete para eles e mostrou-lhes onde dormir. Mas antes que pudessem relaxar, uma multidão apareceu do lado de fora. Uma gangue inteira de desordeiros, velhos e jovens, batia na porta e pedia a Ló que trouxesse seus visitantes. Não era apenas diversão ou curiosidade; eles tinham planos perversos.

Ló saiu para acalmá-los, mas eles não quiseram ouvir. Embora Ló fosse juiz na cidade, sua vida estava em perigo por causa daquela gangue. Então, os dois mensageiros abriram um pouco a porta e puxaram Ló para dentro. Mas uma porta fechada não oferece muita proteção quando uma gangue está agitada e prestes a arrombá-la. Então, os mensageiros de Deus salvaram Ló, ferindo de cegueira os homens que estavam à porta da casa, e eles não conseguiam enxergar para encontrar a porta!

Você acha que pode encontrar o caminho para uma vida feliz seguindo qualquer plano que imaginar? Você é bem-vindo para vir agora mesmo ao nosso maravilhoso Salvador, que disse: “Eu sou a Porta” (João 10:9). Quem não tem Cristo continua em uma busca desesperada. Mas o que acontecerá quando Deus fechar a porta para o céu? O que você fará? “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” (Isaías 55:6). “Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2 – ARC).

Os mensageiros de Deus disseram a Ló que tinham vindo com a autoridade de Deus para destruir a cidade perversa de Sodoma. “Traga toda a sua família e venha conosco”, disseram eles. Ló foi imediatamente contar aos seus seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas.

“Temos que sair daqui, porque Deus vai destruir a cidade!” Mas eles acharam que era brincadeira. Ló não vivia como um crente em Deus, então por que deveriam ouvi-lo agora? Se você é um verdadeiro Cristão, está vivendo de modo que as pessoas estejam prontas para acreditar em você? Pare e pense nisso.

A manhã chegou, mas Ló ainda não queria sair de Sodoma. Ele tinha uma bela casa lá, e o Sol estava nascendo como de costume. Então, os mensageiros de Deus agarraram as mãos de Ló, sua mulher e suas duas filhas solteiras e os levaram às pressas para fora da cidade, deixando tudo para trás. Então Deus, em Sua misericórdia, os advertiu: “Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças” (v. 17).

“Oh, por favor! Em vez disso. deixe-me ir para esta pequena cidade” (vs. 18-20), clamou Ló.

Os mensageiros de Deus concordaram, mas Ló e sua família perderam o gozo de deixar Deus decidir. Ló perdeu não apenas todas as suas riquezas, mas também sua mulher. E suas duas filhas que o acompanharam eram pecadoras e perversas.

Ao saírem apressadamente de Sodoma, Deus os advertiu: “Não olhem para trás!” Mas a mulher de Ló olhou para trás e se tornou uma estátua de sal.

Naquela manhã, foi o último nascer do Sol sobre Sodoma. A cidade foi completamente destruída pelo fogo do céu, e não houve sobreviventes.

Deus quer que você ouça esta história. Ele a contou a nós porque Ele é o mesmo Deus hoje. Sua misericórdia chama por você agora, mas Seu julgamento certamente virá. Deus é paciente para julgar e pronto para salvar, mesmo que isso Lhe tenha custado o sangue de Seu Filho amado. Você virá a Ele hoje? E deixará que Ele faça suas escolhas? Então sua vida não terminará em perda e tristeza, mas em recompensa eterna.

“Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz”
João 18:37

Compartilhar
Rolar para cima