Origem: Livro: Esboço Sobre os Profetas Menores

A primeira fase de juízo sobre Edom

Os primeiros 14 versículos foram historicamente cumpridos na época de Nabucodonosor e da invasão babilônica. Ele reuniu uma grande coalizão de exércitos de muitas nações, da qual Edom fez parte (Jr 34:1; 2 Rs 24:2). Depois de passar pela terra de Israel e tomar Jerusalém (vs. 11-12), ele enganou a Edom e alguns de seus outros confederados (v. 7) e entrou em seus países e os saqueou. Os primeiros nove versículos dão conta dessa traição.

O versículo 1 é um chamado em meio às fileiras desta enorme confederação sob Nabucodonosor para trair a terra de Edom – “levantemo-nos contra ela para a guerra”. O versículo 2 dá o resultado – eles são “feitos pequenos” em números. Os versículos 3-4 nos dizem a razão do porquê, da perspectiva de Deus, era a sua “soberba”. Os versículos 5-9 mostram quem executará o juízo – “todos os teus confederados”. Nos versículos 10-14, a culpa de Edom é exposta; eles ajudaram na destruição dos Judeus e de Jerusalém quando deveriam ter sido uma ajuda para Israel, seu “irmão”.

Embora tenha acontecido na época de Nabucodonosor, isso tem um significado profético; aponta para o tempo na profecia em que o rei do norte invadirá a terra de Israel (Dn 11:40-42). A confederação árabe sob o rei do norte praticará o mesmo tipo de traição no futuro.

Assim, o primeiro golpe de Edom será quando o rei do norte e sua confederação árabe varrerem a terra de Israel durante a “consumação”. Como mostra o livro de Amós (caps. 1-2), uma série de nações que se fixaram na terra prometida de Israel serão submetidas ao juízo neste momento por conta do caos geral que ocorrerá. A “consumação” será sobre “toda a terra” (Is 28:22), e essas nações serão devastadas. Esta será apenas uma destruição parcial de Edom; “as primícias” do povo (as pessoas da classe alta) “escaparão” (Dn 11:41).

Compartilhar
Rolar para cima