Origem: Livro: Uma Palavra sobre Namoro

Primeiras perguntas

O coração do servo foi tocado e conquistado, e ele reconheceu que era a direção do Senhor. Ele então perguntou a Rebeca: “De quem és filha? Faze-mo saber, peço-te” Isso, para mim, é como obter a certeza de uma coisa importante. Ela pertencia à família da fé? A resposta dela foi clara e definida, então qualquer um que é realmente salvo ficará feliz em fazer uma confissão clara do Senhor Jesus, como Rebeca fez de seu relacionamento aqui. Quando ouvimos uma confissão indiferente de Cristo, somos levados a nos perguntar sobre a realidade da conversão dessa pessoa. Oh, queridos jovens, certifiquem-se antes de tudo sobre este assunto. Não é apenas um erro terrível e uma fonte de infelicidade, mas é uma desobediência direta à Palavra de Deus casar-se com um incrédulo. (2 Co 6:14).

O servo também perguntou sobre a hospitalidade da casa de Rebeca. Dois lares seriam unidos (e isso é algo que se deve ponderar), e Isaque, que havia sido criado em um lar onde a hospitalidade era tão real e afetuosa, também desejaria uma esposa de um lar hospitaleiro. Estas são coisas práticas que devem ser consideradas. Se um jovem que ama a hospitalidade se casa com uma jovem que não se importa em ter o lar aberto ao povo do Senhor, não pode haver verdadeira felicidade. Não devemos esquecer a necessidade de sermos compatíveis e termos interesses comuns na vida, se desejamos a felicidade e a bênção do Senhor, pois Sua Palavra diz: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Am 3:3).

As pessoas percebem também que nestes dias em que há tanto para afastar o coração dos filhos de Deus, não há nada mais doce do que ter hospitalidade e comunhão uns com os outros. A hospitalidade ocupa um lugar maravilhoso na Palavra de Deus, e somos exortados em Romanos 12:13 para “seguir a hospitalidade”. É muito bonito ver os jovens ao estabelecerem um novo lar, considerando este assunto para não se privarem de tão maravilhoso privilégio. Quantos mal-entendidos surgem porque não conhecemos realmente nossos irmãos em Cristo, da mesma forma que só podemos conhecê-los estando em suas casas e eles nas nossas.

O servo deu, e Rebeca aceitou as joias em sinal de tudo o que havia acontecido entre eles, e a família reconheceu isso como tal. (v. 30) A oferta de presentes caros deve ser considerada seriamente, e não levianamente, especialmente o anel de noivado. Uma promessa quebrada significa um coração partido, e é uma coisa séria diante de Deus e dos homens. Os jovens e as jovens do mundo brincam com suas afeições, e muito do estado das coisas que vemos ao nosso redor é o resultado disso, mas os jovens e as jovens Cristãos precisam ter cuidado para não dar uma impressão errada, nem fazer promessas apressadas sem exercício de oração diante do Senhor. Vamos buscar a graça do Senhor para não falar até que tenhamos certeza do que queremos dizer, e então digamos aquilo de que já temos certeza.

O servo, que havia esperado por instruções completas de seu senhor e orado antes de tomar qualquer iniciativa, agora reconheceu a bondade do Senhor e deu graças a Ele. Cultivemos o hábito da oração e da ação de graças em nossa vida. Somos tão propensos a esquecer disso.

Compartilhar
Rolar para cima