Origem: Livro: Breves Esboços dos Livros da Bíblia

Primeiro e Segundo Livro das Crônicas

Para a mente natural, os livros das Crônicas podem parecer um complemento bastante incompleto do livro de Reis. No entanto, nada poderia estar mais longe da verdade. Encontramos neste livro – pois originalmente os dois livros formavam um único volume – que passamos de um relato histórico do declínio e cativeiro de Israel e Judá para uma nova divisão, um tempo diferente e um novo assunto.

Embora agrupado com reis no arranjo do Velho Testamento com o qual estamos familiarizados, este livro se enquadra nessa parte da Escritura chamada os “Escritos”. Escrito após o cativeiro (1 Cr 6:15; 3:17-24), com um remanescente de Judá voltando à terra de Israel (ver Esdras e Neemias), tudo estava em ruínas sobre eles. De caráter fragmentário, reflete a condição daquele dia. O que aconteceu com as promessas de Deus e, em particular, o que concernia à casa de Davi?

Enquanto o homem em responsabilidade é o assunto de Samuel e Reis, aqui neste belo livro temos a soberania de Deus agindo em graça para cumprir Suas promessas e cumprir Seus propósitos – nenhuma palavra dos quais pode falhar: “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Rm 11:29). É a história de Israel como Deus Se deleitou em vê-la.

Compartilhar
Rolar para cima