Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Problema de Félix

Atos 24

Félix nasceu como escravo romano, e essa condição tornava sua vida difícil, especialmente para um jovem saudável. Custou muito dinheiro para Félix comprar sua liberdade da escravidão. E pela primeira vez, ele pôde fazer suas próprias escolhas na vida.

Seria esse o fim dos seus problemas? Não, de jeito nenhum. Ele foi nomeado pelo imperador romano para o alto cargo de governador. Essa posição lhe trouxe um novo problema, e eu vou lhe contar como isso aconteceu.

Um Cristão chamado Paulo estava pregando o evangelho na cidade de Jerusalém e foi preso. Talvez você saiba que mensagem maravilhosa que o evangelho traz. Ele nos fala da salvação gratuita e do perdão completo dos pecados por meio do precioso sangue de Jesus, que morreu pelos pecadores. Havia muitas pessoas religiosas em Jerusalém, e essa mensagem destruía sua orgulhosa religião. A pregação do evangelho por Paulo deixou o povo tão furioso que eles estavam prontos para despedaçá-lo. Na verdade os soldados tiveram que pegar Paulo e carregá-lo para o castelo para protegê-lo da multidão enfurecida que queria matá-lo.

No dia seguinte, quarenta homens furiosos decidiram que não comeriam nem beberiam até matarem Paulo. Mas um rapaz conseguiu permissão para visitar o prisioneiro e disse: “Tio Paulo, eles têm um plano para matá-lo”.

Paulo disse ao seu sobrinho: “Vá contar isso ao capitão-chefe.”

Essa notícia causou um problema ao capitão-chefe, mas ele decidiu transferir seu prisioneiro para o governador Félix e deixá-lo decidir o que fazer. Então, na escuridão da noite, ordenou que uma guarda de duzentos soldados, setenta cavaleiros e duzentos lanceiros levassem Paulo à cidade de Cesareia, onde Félix era governador. Isso significa quase quinhentos homens fortes para guardar um prisioneiro!

Mas vou lhe contar um segredo. Paulo tinha muito mais defensores do que isso, mesmo que os soldados tivessem ficado todos em casa. Temos milhares de anjos enviados com ordens de Deus para cuidar de nós… nem sempre de acordo com os nossos planos, mas de acordo com os planos perfeitos de Deus.

Félix não perdeu tempo, provavelmente porque pensou que o problema fosse simples. Ele convocou uma audiência para ouvir o prisioneiro. Alguns homens vieram apressadamente de Jerusalém para acusar Paulo, mas Paulo se defendeu sozinho. Félix provavelmente esperava que Paulo explicasse o motivo de toda aquela confusão e pensava que o assunto não tinha nada a ver com ele. Mas quando Paulo falou de justiça, domínio próprio e juízo vindouro, Félix tremeu de medo. Ele percebeu que a mensagem era para si mesmo, porque sabia que era um pecador. Sabemos que a mensagem é para nós também, e no fundo de nosso coração entendemos que somos pecadores e que Deus precisa punir o pecado. E nós também trememos de medo.

A mensagem não terminou aí, mas Félix não quis ouvir mais nada. “Eu te ouvirei em outro dia, quando me for conveniente”, disse ele. E a audiência de Paulo foi encerrada.

Então Félix refletiu um pouco, mas não sobre a mensagem de Paulo que o fizera tremer de medo. Pensou no dinheiro que alguns daqueles Judeus ricos tinham e esperava que talvez o subornassem para libertar Paulo.

Dinheiro! Ele não ia perder a chance de ver se conseguia mais do que já tinha. Durante os dois anos seguintes, Félix frequentemente encontrava tempo para levar Paulo ao tribunal novamente, mas acho que nunca mais tremeu de medo. E não conseguiu o dinheiro do suborno que esperava. Quando seu mandato como governador terminou, dois anos depois, ele deixou Paulo acorrentado na prisão, esperando que isso agradasse aos Judeus.

Essa é a última vez que ouvimos falar de Félix. Ele morreu há muito tempo e aguarda um encontro com Deus na eternidade. Você e eu também encontraremos Deus. Quanto a mim, encontrarei o mesmo Salvador amoroso que morreu por mim e me lavou todos os meus pecados em Seu precioso sangue, então não tenho medo.

E você? Você encontrará o Salvador amoroso com seus pecados completamente perdoados? Se não, todo o dinheiro do mundo não poderá tirar seu medo quando você encontrar o Deus que você tentou esquecer. Aliás, o dinheiro, se você o obtiver, não será nada além de pó. Leia nossa próxima história para saber mais sobre Paulo na prisão.

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”
Marcos 8:36

Compartilhar
Rolar para cima