Origem: Livro: Administração e Decisões da Assembleia
Qual é a obra que os que guiam fazem?
Próxima pergunta, como é o trabalho que eles realizam? O que eles fazem? Ouvi um irmão fazer um comentário. Já ouvi isso algumas vezes e achei que era um comentário infeliz. Ele disse que um irmão jovem veio até ele e perguntou-lhe: “Como posso conhecer aqueles em minha assembleia que estão fazendo o trabalho de supervisão?”. E o irmão respondeu-lhe: “Bem, se você se meter em problemas, você vai saber bem rápido quem são os que fazem a obra”. E eu achei isso lamentável, porque vocês deveriam conhecer aqueles em sua assembleia que assumem a liderança, não porque vocês se meteram em problemas, mas porque eles amam vocês, porque eles alimentam vocês.
Vamos continuar lendo Atos 20:28-30, “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós”.
Vejamos também Tito 1:9: “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes”.
Então, aqueles que estão na posição de supervisão, o trabalho que fazem é principalmente o de vigiar, vigiar contra aqueles lobos ferozes que entram no meio do rebanho em busca de dispersão. Eles estão ali para alimentar. Eles devem conhecer a Palavra de Deus para que quando alguém entrar na assembleia pregando algo que é contrário à Palavra de Deus eles tenham o conhecimento para poder contradizer essa pessoa.
Não é que eles tenham propriamente o dom de um mestre, embora possam ter como vemos em 1 Timóteo 5 onde os anciãos ou presbíteros que ensinam devem receber uma dupla honra, então alguns anciãos, alguns bispos também podem ter um dom de ensinar, mas todos os supervisores, todos nessa posição de supervisão devem estar aptos a ensinar. Eles têm que conhecer a Palavra de Deus.
E então 1 Pedro 5:1 diz: “Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar; apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória”. Então aqui novamente encontramos o apascentar, apascentar o rebanho de Deus.
Será que é verdade que se você fizer algo errado e se meter em problemas, se você se afastar do Senhor, isso pode resultar em um desses irmãos virem até você e falar com você? Talvez. Se você realmente se afastar do Senhor, pode até ser necessário que medidas disciplinares sejam tomadas e estes irmãos virão falar com você. Talvez. Então, o que aquele irmão disse era correto por si só, mas deveríamos reconhecê-los primeiro por seu amor, por seu cuidado em apascentar o rebanho de Deus.
Digo novamente: não são necessariamente aqueles que falam na reunião de leitura ou talvez se levantem e apresentam o evangelho em suas assembleias locais que estão nesta posição de supervisão. Pode ser que eles não tenham um dom público. Lembre-se de que estamos falando de três esferas distintas: dons, sacerdócio e administração.
O cuidado que eles estão tendo, caso eles não tenham um dom público como um mestre ou alguém que exorte ou um profeta, talvez se revele depois da reunião, talvez se reunindo com você.
