Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Quatro Âncoras

Atos 27

Uma âncora não é suficiente?

Talvez você já tenha ouvido falar da âncora Halifax, que era grande o suficiente para suportar um forte navio de guerra. Ela era feita do ferro mais pesado e pesava meia tonelada, mas isso piorou ainda mais a situação quando os problemas começaram. Houve uma grande explosão naquele navio na manhã de 6 de dezembro de 1917, no porto de Halifax, e a grande âncora de ferro foi lançada a três quilômetros de distância, cortando árvores como um cortador de grama. Cerca de 2.000 homens, mulheres e crianças morreram na explosão, com outros 9.000 feridos, e a âncora não os salvou.

Há uma história bíblica sobre âncoras em Atos 27. Uma não era suficiente. Eles tinham quatro, e marinheiros experientes e habilidosos a bordo, que sabiam como usá-las. Será que essas quatro âncoras salvaram os marinheiros? Continue lendo e veja.

O apóstolo Paulo era prisioneiro naquele navio. Inspirado por Deus, Lucas escreveu sobre a jornada de Paulo. Você pode ler a história dele no Livro de Atos, na Bíblia.

O navio navegou pelo Mar Mediterrâneo a caminho de Roma, mas eles foram sacudidos pela tempestade. Após duas semanas tempestuosas, eles verificaram a profundidade da água. Para isso usaram uma linha que chegava até o fundo do mar, e cada verificação mostrava que a água estava um pouco mais rasa. Isso lhes indicava que deviam estar se aproximando da terra, mas nada podia ser visto naquela noite escura e tempestuosa.

Então, lançaram quatro âncoras para segurar o navio onde estava e esperaram o amanhecer. Talvez estivessem com muito medo ao perceber que poderiam passar fome, e já fazia duas semanas que não comiam nada. Paulo não estava com medo, pois Deus lhe prometera segurança até a terra firme.

Para que serve uma promessa? Depende de quem a faz. Neste caso, foi Deus Quem prometeu, e ninguém, ninguém, ninguém pode quebrar a promessa de Deus!

Ao amanhecer, Paulo sugeriu que todos a bordo comessem alguma coisa, e ele deu um bom exemplo agradecendo ao Senhor e comendo. Os outros também o seguiram e comeram. Em seguida, jogaram o trigo no mar para deixar o navio mais leve.

Quando havia mais luz do dia, mesmo com a chuva, eles conseguiram ver um riacho fluindo da terra para o mar. Então, eles jogaram as âncoras no mar, e nunca mais ouvimos falar delas.

Não confie em âncoras inúteis! Elas podem ser boas para esta vida, mas nunca o levarão em segurança para a eternidade. Certifique-se de que você está confiando nas promessas de Deus: “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3). Nenhuma âncora inútil e nenhuma religião jamais te levarão à cidade da santidade de Deus.

Os marinheiros içaram a vela principal e o vento os empurrou para a praia, onde encalharam. A proa do navio ficou presa e a popa foi esmagada pelas ondas violentas. O navio estava agora em total naufrágio!

“Matem os prisioneiros!” Gritaram os soldados a bordo. Eles podem escapar!

Não! Disse o centurião que queria salvar Paulo. “Deixem que aqueles que sabem nadar pulem primeiro, e depois que os outros peguem um pedaço quebrado do navio e flutuem até a terra.”

Quem se afogou? Ninguém. Deus havia prometido a Paulo que não haveria perda de vida, mas apenas do navio.

Se você não conhece as promessas de Deus para si mesmo, leia sua Bíblia e descubra. Você pode perder todos os seus bens aqui, e certamente deixará tudo para trás quando deixar este mundo, mas não pode quebrar a promessa de Deus. “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8:36).

Existe uma âncora em que vale a pena confiar? Se você ler Hebreus 6, encontrará a única. Esta “Temos como âncora da alma, segura e firmeJesus” (Hebreus 6:19-20). Visto que Ele ressuscitou dentre os mortos e já está no céu, e visto que Ele é meu Salvador, Ele prometeu que eu também estarei lá com Ele um dia.

Jesus é a sua Âncora? Você também estará no céu com Ele?

“Temos como Âncora da alma, segura e firme… Jesus”
Hebreus 6:19-20

Compartilhar
Rolar para cima