Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O que Aconteceu Com Elias?

1 Reis 19:1-10

Na história da longa, longa seca na terra de Israel e, em seguida, da forte chuva, Elias foi o profeta que Deus usou para este milagre. Mas o poder veio do próprio Deus. Quando os falsos profetas clamaram por chuva que não veio, Elias disse-lhes: “Clamem mais alto! Talvez o vosso deus esteja dormindo!” Ao povo, ele disse: “Se o SENHOR é Deus, segui-O, e se Baal, segui-o” (1 Reis 18:21).

Então os profetas que invocaram o seu falso deus foram todos mortos por ordem de Elias. Os julgamentos de Deus são sérios.

Aqueles falsos profetas serviam à rainha. Quando ela soube que todos estavam mortos, ela ficou tão furiosa com Elias que planejou matá-lo. Como rainha, ela certamente conseguiria fazer isso, se Deus não o protegesse. Elias parecia se lembrar do poder dela, mas não do poder de Deus.

Qual poder é mais importante para você? Talvez alguém esteja lhe fazendo mal, ou talvez uma doença grave pareça fatal para você. Mas pense nisso: Deus tem poder para lançar você no inferno para sempre! Qual desses poderes é o mais importante: uma pessoa, uma doença ou Deus?

Foi o próprio Filho de Deus que morreu pelos nossos pecados, e neste exato momento Ele está pronto para salvá-lo. O inferno é para o diabo, seus anjos e pecadores não salvos, mas nunca, jamais, para qualquer um que tenha confiado em Jesus. Seus braços estão abertos para salvá-lo agora mesmo.

Elias correu para salvar a própria vida. Deixou seu servo numa cidade, mas ele próprio foi a um dia de viagem no deserto, sentou-se sob um zimbro e orou. Eis a sua oração: “Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (1 Reis 19:4).

O que você acha dessa oração? Elias certamente estava orando à Pessoa certa. Ele se importava mais com Deus do que com a rainha. Mas parece que até aquele momento ele se considerava melhor que seus pais, e agora está em desespero. Deus tirará a vida dele? Oh, não! Deus cuidou dele com ternura, assim como cuidará de você, se você se achegar a Ele.

Elias adormeceu sob aquela árvore. Então Deus enviou um anjo para prover pão e água para Seu servo cansado e faminto. Era pão fresco, assado ali mesmo ao lado dele. O anjo o tocou e disse: “Levanta-te, come” (1 Reis 19:5). Elias comeu e dormiu novamente. Uma segunda vez, o anjo o tocou e disse: “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho” (1 Reis 19:7). Elias comeu e bebeu novamente. E aqui está uma surpresa: aquele foi o último alimento que ele comeu por quarenta dias, e durou até chegar ao Monte Horebe!

Mas Elias ainda não tinha aprendido a lição. Ele encontrou uma caverna para ficar no Monte Horebe. Então Deus enviou um vento muito forte que varreu o monte e quebrou as rochas, depois enviou um terremoto e, em seguida, um incêndio. Foi tudo terrivelmente assustador, mas mesmo assim não mudou os pensamentos de Elias.

Depois do fogo, ouviu-se uma voz mansa e delicada, e o Senhor disse: “Que fazes aqui, Elias?”

Elias respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a Tua aliança, derrubaram os Teus altares, e mataram os Teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem” (1 Reis 19:10).

Essa não foi uma boa resposta. Não devemos dizer a Deus o quão ruim é o Seu povo. Lembre-se de que Deus os ama e ama você também. Elias tinha muito a aprender sobre o amor de Deus. Se Deus deu comida a você hoje, é porque Ele o ama. E Ele ama aquelas outras pessoas também. Não diga a Deus o quão ruim elas são. Em vez disso, diga a essas pessoas o quão bom Deus é!

Elias não sabia que havia sete mil homens que não adoravam o falso deus Baal. Você sabe onde há outros Cristãos? Compartilhe o amor de Deus com eles e não pense que você é o único fiel.

Se achamos que Elias tinha algo a aprender, lembremo-nos de que temos mais oportunidades de aprender do que ele. “Deus é amor” (1 João 4:16). “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Será terrível para pecadores não salvos passar a eternidade sem o amor de Deus.

“Deus é amor”
1 João 4:16

Compartilhar
Rolar para cima