Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O que Aconteceu no Rio Jordão
Mateus 3:13-17
O Rio Jordão fluía como de costume naquele dia, levando a água cristalina que vinha da neve do Monte Hermom até as águas escuras e pesadas do Mar Morto.
Mas não era um dia comum. Havia uma multidão à beira do rio que foi para ser batizada com o batismo de arrependimento. Eram pecadores e sabiam que o batismo era a coisa certa a fazer. Era o voltar-se para direção correta. Cada um de nós é pecador diante de Deus, e se você não estiver pronto para encarar isso, a única coisa que lhe resta é se afastar levando com você os seus pecados. Essa é uma escolha muito séria.
Era João quem batizava o povo no Rio Jordão. Ele não era um homem que usava vestes chiques, mas sabia de algo que o povo não sabia. Não é segredo agora, mas era naquela época. Até mesmo João conhecia apenas parte do segredo. Eis o que ele sabia: havia um Homem ali que iria batizá-los com o Espírito Santo e com fogo. E esse Homem especial era mais jovem que João e mais poderoso em poder e glória. João disse que não era digno de se abaixar e desatar as sandálias desse Homem! Quem poderia ser esse Homem? Você sabe?
Isso era um enigma até para João. Em meio a toda aquela multidão, como ele poderia saber qual era o Homem certo? Deus deu a resposta a João, e ele ouviu e se lembrou: “Sobre Aquele que vires descer o Espírito, e sobre Ele repousar, Esse é o que batiza com o Espírito Santo” (João 1:33). João estava se perguntando e aguardando que esse sinal prometido se cumprisse.
Talvez você também esteja se perguntando: Quem é Jesus? Onde posso encontrá-Lo? João não procurou por este Homem poderoso em todos os lugares, mas se lembrou do que Deus havia dito e, sim, descobriu que o que Deus lhe dissera era verdade. Ele encontrou Jesus. Você fará o mesmo? A Palavra de Deus, a Bíblia, mostrará Ele para você.
Jesus também veio para ser batizado. Todo o povo confessou seus pecados, mas Jesus não tinha pecados para confessar. Jesus entrou na água como os outros, mas Deus estava pronto para destacá-Lo para que ninguém se enganasse quanto a Quem Ele era. Uma voz clara do céu disse: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo” (Mateus 3:17). João olhou, e você sabe o que ele viu? O Espírito de Deus desceu na forma de uma pomba e pousou sobre Jesus.
João tinha certeza de que era Jesus, e você também pode ter certeza. Mais tarde, quando João viu Jesus vindo em sua direção, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
Tirar o pecado do mundo é algo grandioso, não é? O pecado é uma raiz tão profunda que nenhum país consegue se livrar dele, mas um dia Deus o fará! É o Cordeiro de Deus, que morreu pelo pecado do mundo, que removerá da criação de Deus toda a raiz do pecado.
Jesus não havia morrido na cruz quando João O viu, mas era o Cordeiro de Deus – perfeito, santo e pronto para ser oferecido como o único Sacrifício pelo pecado que Deus poderia aceitar. O povo se admirava de João, mas ele não se apropriava de nenhuma honra. Era Jesus que Deus queria que todos vissem – Jesus, o santo Cordeiro de Deus, que iria morrer para tirar os pecados de qualquer menino ou menina, homem ou mulher, que cresse n’Ele e O aceitasse como Salvador.
Sabemos que o pecado está corrompendo o mundo agora. Deus também sabe disso. Ele prometeu tirar o pecado do mundo, não deixando nenhum pecado em Sua nova criação. Ele nos disse que este mundo, como está agora, será destruído pelo fogo.
A voz do céu, a pomba branca e pura e a vida santa do Senhor eram marcas que apontavam para Jesus, e somente para Jesus. Se você fosse uma das pessoas na multidão à beira do rio naquele dia, teria encontrado Jesus? Ele é o único Salvador dos pecadores. Ele é o seu Salvador? Ninguém pode salvá-lo, a não ser Jesus. Não há outro caminho senão o Seu caminho!
“O Pai enviou Seu Filho para Salvador do mundo”
1 João 4:14
