Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Quem Colocou Mais Dinheiro no Tesouro?
Lucas 21:1-4
Acho que todos vocês sabem contar, e alguns sabem muito mais do que isso. Aliás, alguns de vocês podem até ser chamados de “gênios da matemática”. Mas mesmo que sejam inteligentes, existem alguns problemas de matemática cuja resposta está muito além da capacidade do seu cérebro ou do seu computador.
Primeira pergunta: Quantas estrelas existem no céu? Sabemos que Deus as colocou lá com Seus dedos, mas ninguém consegue contá-las, e nunca conseguirá.
Segunda pergunta: O que é maior, cem reais ou um centavo? Leia esta história antes de tentar responder esta pergunta. Não é tão fácil quanto parece.
Jesus estava assentado perto do templo em Jerusalém, num lugar próximo ao tesouro, e viu as pessoas depositando suas ofertas em dinheiro. Talvez as moedas estivessem embrulhadas, mas isso não faz diferença aos olhos do Filho de Deus. Jesus sabia exatamente o que cada pessoa depositava e também sabia quanto cada um tinha guardado para si mesmo.
Apareceu um homem rico. Sua oferta ao tesouro era grande. Não sei quanto foi a oferta, mas tenho certeza de que Jesus não tinha dificuldade com cálculos.
Aí vem uma pobre senhora cujo marido morreu, e ela quase não tem dinheiro. Se ela der suas duas moedas para o tesouro, o que ela comerá no jantar? Na verdade, ela não terá mais nada, porque aquelas duas moedas são o único dinheiro que ela tem para viver. Você consegue adivinhar o que ela fez? Sim, ela deixou aquelas duas moedas escaparem de seus dedos para o tesouro. E eu posso te dizer apenas uma coisa – Jesus viu tudo – que ela não tinha mais nada para si mesma.
Você tem certeza de que Jesus vê o que você faz? Você consegue deixar tudo para trás e confiar n’Ele quanto ao futuro? Não acha que há um pouquinho que você talvez queira guardar para si? A Bíblia não nos diz o que aconteceu com aquela mulher ou o que Jesus fez por ela. Mas pense no grande coração amoroso de Deus neste versículo: “Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Eu conheço o grande coração amoroso de Deus e sei que Ele cuidou de todas as necessidades daquela pobre viúva.
Aqui está a questão matemática: o que era maior: a grande oferta do rico ou as duas moedas da viúva pobre? Seu computador não encontrará uma resposta para essa pergunta; no entanto, Jesus já nos dá a resposta: “Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos” (Lucas 21:3 – ARA). A oferta da viúva pobre era todo o seu dinheiro, 100% dele!
Será que as duas moedas somavam mais do que todas as outras ofertas ricas juntas? Sim; Jesus disse isso. Seus valores não são os mesmos que os nossos. A oferta da viúva era um segredo para todos, menos para Deus, e Ele sabia disso e deu o correto valor a isso.
Você tem segredos com Jesus que ninguém mais conhece? Ou talvez outras pessoas não saberiam valorizá-los se soubessem? Podemos confiar n’Ele para o futuro, mesmo que pareça impossível agora?
Primeiro: podemos confiar em Jesus para tirar de nós o peso insuportável dos nossos pecados. Não podemos medir esse peso, mas Ele pode, porque Ele mesmo o carregou naquelas horas de trevas na cruz. Nenhum computador na Terra jamais poderia medir esse peso, mas Jesus sabe.
Segundo: podemos confiar em Jesus para as nossas preocupações diárias. Ele sabe quão grandes ou pequenas elas são… mesmo quando parecem grandes para nós. Ele colocou as estrelas no céu, e elas estão lá dia e noite, quer as vejamos ou não. Se o Seu entendimento é ilimitado, certamente Ele pode entender as nossas pequenas preocupações.
Terceiro: Podemos confiar em Jesus para a nossa eternidade. Ele trará nosso corpo do pó ou nos levará para as nuvens sem nunca morrer. Ele transformará o nosso corpo para vivermos com Ele para sempre. Talvez pareça impossível, mas podemos confiar na promessa de Deus e em Sua sabedoria perfeita, que nunca muda.
Você está confiando em Jesus para o seu futuro?
“Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?”
Romanos 8:32
