Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Quem Parou o Incêndio? Parte 1
1 Reis 18:1-39
Respire fundo e sopre. É assim que se apaga o fogo de uma vela ou de uma dúzia de velas ao mesmo tempo. Mas nem todo fogo se apaga tão facilmente. Há momentos em que um incêndio florestal foge ao controle e todos os aviões despejando água, caminhões transportando água, bombeiros e voluntários não conseguem apagá-lo. Mas aqui está uma das histórias maravilhosas de Deus, diferente de todas as que você já leu.
“Construa um altar”, disse Elias, um homem de Deus. “Coloque um pouco de lenha em cima e, em seguida, o seu animal abatido. Depois, ore ao seu deus para que envie fogo do céu para queimá-lo”.
E o povo que adorava o deus Baal fez o que Elias disse. Centenas deles oravam a Baal para que enviasse fogo do céu e queimasse o sacrifício deles. Continuaram orando por horas, cada vez mais alto, mas não houve resposta do deus deles. Pulavam freneticamente enquanto oravam. Até tentaram se cortar até sangrar. Mas não houve fogo nem resposta. Será que Baal não estava ouvindo?
A verdade é que eles estavam orando a um deus que realmente não tinha poder para salvá-los. É claro que não houve resposta. Deus o havia silenciado.
Você também ora? Está orando ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo? Ou suas orações vão para um deus que não pode salvá-lo? Nosso Deus ouve as orações e os clamores de Seus filhos e dá coisas boas àqueles que Lhe pedem. E Ele dá coisas melhores do que pedimos ou pensamos pedir. Ele sabe exatamente o que precisamos e sabe que você precisa d’Ele.
Então chegou a vez de Elias. Ele construiu um altar com doze pedras. Em seguida, colocou lenha sobre o altar e, em cima dela, colocou um bezerro abatido, cortado em pedaços. Ao redor do altar, cavou um rego e pediu que quatro cântaros de água fossem despejados sobre o sacrifício. Então, ordenou que despejassem mais água pela segunda vez e depois pela terceira. Doze cântaros de água foram despejados sobre o sacrifício, e tudo ficou encharcado, e o rego ao redor do altar também ficou cheio de água.
Agora, a oração de Elias foi surpreendente. Não havia dúvida sobre o Deus a Quem ele orava: “Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-Se hoje que Tu és Deus em Israel, e que eu sou Teu servo, e que conforme à Tua palavra fiz todas estas coisas” (1 Reis 18:36).
Foi um bom começo, não foi? Ele não estava tentando ser um homem famoso, mas apenas deixar o poder de Deus brilhar. Ouça o que mais ele orou: “Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que Tu és o SENHOR Deus, e que Tu fizeste voltar o seu coração” (1 Reis 18:37).
ENTÃO CAIU FOGO DO SENHOR!
Queimou o sacrifício e a lenha! Mas não parou por aí. Queimou as pedras e lambeu a água que estava no rego! E quando o povo viu isso, prostrou-se com o rosto em terra e exclamou: “Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!” (1 Reis 18:39).
Agora, eis aqui a questão: O que parou o fogo? Por que ele não queimou também aqueles que adoravam Baal? Eles não foram queimados. Só pode ter sido Deus Quem apagou o fogo. Ele amava aqueles que adoravam Baal e estava disposto a converter o coração deles a Si mesmo. Mas será que eles ouviriam? Será que se voltariam para o único Deus verdadeiro? Elias disse a todo o povo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-O” (1 Reis 18:21).
E você? O Senhor também te ama. Há tempo para você se voltar para Ele… agora mesmo… hoje. Você vai ouvir? Você vai se voltar?
“Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!”
1 Reis 18:39
