Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A Recompensa de Calebe

Números 13 e 14

Às vezes, uma recompensa pode ser uma fita larga para pendurar no pescoço com uma medalha grande e redonda. Às vezes, é dinheiro para gastar, e às vezes, é uma grande surpresa. Aqui está a história de uma recompensa que foi uma surpresa.

Talvez você se lembre de que Moisés enviou doze espias para percorrer secretamente a terra que Deus havia prometido dar ao Seu povo, os filhos de Israel. O povo se perguntava: “É uma terra boa?” A resposta dos espiões foi: “Sim, muito boa. Mas os homens que vivem lá agora são tão grandes quanto gigantes! Nunca os venceremos! Nunca conseguiremos viver lá!”

Mas Calebe creu no Senhor. Ele era um dos doze espiões, e a Bíblia nos diz três vezes que Calebe seguiu o Senhor completamente. Ele não relatou nada sobre os gigantes; apenas relatou que a terra era boa. É claro que era uma terra boa, e é claro que todos eles viveriam lá! Deus não havia prometido isso? A promessa de Deus não era suficiente?

Essa promessa havia sido feita anos antes, quando Calebe era apenas um garotinho. E quando ele foi com os outros espiar a terra, tinha quarenta anos – um homem adulto. Ele também era um homem forte, mas não era páreo para um gigante! No entanto, Calebe ainda tinha muita certeza, porque Deus havia prometido a terra a eles, e ele acreditava firmemente na promessa de Deus.

As promessas de Deus sempre se cumprem, mesmo para um doente acamado, uma criança ou um idoso em uma cadeira de rodas! Você crê nas promessas d’Ele? Uma delas está em João 6:37: “o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. Você pode vir a Ele, não importa qual seja o seu problema. A promessa d’Ele para você é válida agora, mas há um limite de tempo! Quando Jesus vier para chamar todos os crentes para o Seu lar no céu, Ele fechará a porta e a promessa não será mais oferecida! Não é uma boa ideia se demorar!

Os filhos de Israel finalmente chegaram à terra prometida. Eles atravessaram o Mar Vermelho, Deus os alimentou por quarenta anos sem mercearias ou hortas, e eles cruzaram o Rio Jordão em terra firme. Agora, haviam chegado à terra prometida.

Você consegue calcular a idade de Calebe nessa época? A Bíblia diz que ele tinha oitenta e cinco anos e, mesmo sendo um homem velho, era forte, assim como quando era espia. Se você tem um avô, ele provavelmente não é tão forte quanto era quando jovem, mas Deus pode fazer qualquer coisa. Talvez seu avô tenha uma fé mais forte do que a sua, e você deveria ouvi-lo se a fé dele vem de Deus.

Quando a terra estava sendo dividida entre as tribos, Calebe recebeu o Monte Hebrom como recompensa. Ele nem não se preocupou com os gigantes que viviam ali, pois não tinha dúvidas de que os venceria. Ele disse: “Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse” (Josué 14:12). Você não precisa se perguntar se ele venceu a luta contra os gigantes. Não foi realmente Calebe, mas foi o próprio Senhor Quem conquistou a vitória.

Você também não precisa se preocupar se o Senhor lhe dará vitória sobre os gigantes da sua vida – gigantes como o egoísmo e o orgulho. O Senhor é absolutamente confiável e promete ajudar cada menino, menina e adulto que confia n’Ele.

“O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”
João 6:37

Compartilhar
Rolar para cima