Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Rei das Árvores

Juízes 9:1-16

Jotão era um jovem, provavelmente um adolescente. Era o filho mais novo do valente Gideão, que libertou Israel dos midianitas, e agora Gideão estava morto. Jotão tinha muitos irmãos e um meio-irmão que era o mais orgulhoso e egoísta de todos.

Abimeleque, o meio-irmão orgulhoso e egoísta, disse que queria ser rei. E para garantir que nenhum de seus irmãos fosse rei, ele decidiu matar todos os seus irmãos de uma só vez. Jotão soube disso e escapou, mas todos os outros foram mortos.

O jovem não se escondeu. Ele veio, não para lutar por seus direitos, mas para mostrar o erro daqueles que seguiram Abimeleque e o fizeram rei. Ouça a mensagem de Jotão. Há uma lição nela para você e para mim.

Jotão subiu ao topo do monte onde as bênçãos sobre Israel foram proclamadas. Era uma bênção para Israel que ele queria, e não sua própria vingança pessoal, que o levou até lá. E do topo do monte, ele gritou esta história: As árvores decidiram escolher um rei sobre elas, então convidaram a oliveira para ser sua governante. Mas a oliveira era produtora de azeite, usada tanto para iluminação quanto para alimento. A oliveira questionou se deveria deixar sua produção de azeite, que honra a Deus e ao homem, para reinar sobre as árvores.

O que você diria se recebesse uma promoção dessas? Você sabia que, se você é um Cristão de verdade, o Espírito Santo é como o óleo dentro de você, e é muito mais importante brilhar para Jesus do que ser importante e reconhecido entre as pessoas? A oliveira deu uma resposta sábia.

Então as árvores disseram à figueira: “Vem e reina sobre nós”. Mas a função da figueira era produzir frutos doces e suculentos, e não era sábio deixar essa função para assumir o lugar mais elevado para reinar sobre as árvores.

Esta também é a sua escolha? Deus quer que você produza frutos doces para Ele e para os outros, por amor a Ele. Ele nos diz que o fruto que Ele valoriza é o fruto do Espírito Santo. Esse fruto é amor, alegria e paz. Não perca esta oportunidade nem se coloque em primeiro lugar buscando ser importante.

Então as árvores pediram à videira para reinar sobre elas, mas a videira havia sido escolhida para produzir vinho para alegrar Deus e os homens. A videira se recusou a abandonar sua função de produzir vinho.

Essa seria a sua escolha também? Qual é mais importante? Trazer alegria ao coração de Deus e dos outros ou ter todos torcendo por você?

Por fim, as árvores pediram ao espinheiro para ser rei, mas até o espinheiro áspero tinha uma escolha melhor. Se ele fosse escolhido para ser rei das árvores, todas teriam que vir e depositar sua confiança em sua sombra. Caso contrário, o fogo sairia do espinheiro e destruiria os cedros mais altos.

Qual escolha de rei, em vez das árvores, foi bem-sucedida? Nenhuma delas. Todas as opções sugeridas foram imprudentes. A decisão de escolher alguém para um lugar de importância e poder pertence a Deus. Jotão sabia disso. E parece que as árvores, em nossa parábola, compreendiam essa verdade melhor do que alguns de nós. Deus também concede posições de autoridade a algumas pessoas, mas isso não deve ser tirado dos outros. Se Deus o colocou em uma posição de liderança sobre outros, peça a Ele sabedoria para exercer esse poder com prudência, tanto para Ele quanto para os demais. “Teu é, SENHOR, o reino, e Tu Te exaltaste por cabeça sobre todos” (1 Crônicas 29:11).

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”
Marcos 8:36

Compartilhar
Rolar para cima