Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Rei Montado em um Jumentinho
Mateus 21:1-17
Esta é uma história maravilhosa, pois nenhum rei em toda a história do mundo seria capaz de montar um jumentinho não domado. Mas este Rei, que nasceu em um estábulo, foi o Criador de todas as coisas. Os peixes, os pássaros e os animais obedeceram aos Seus comandos. Talvez nisso eles fossem mais sábios do que você. Você obedece aos Seus comandos?
Jesus enviou dois de Seus discípulos para irem à cidade onde encontrariam uma jumenta e um jumentinho amarrados onde dois caminhos se encontravam. Foi dito a eles para desamarrá-los e trazê-los a Jesus, e se o dono os questionasse sobre isso, eles diriam: “O Senhor precisa deles” (ARA).
Isso aconteceu exatamente como Jesus havia dito, e agora Ele estava pronto para cavalgar até o templo em Jerusalém. E o maravilhoso é que Deus fez o profeta Zacarias registrar centenas de anos antes que isso aconteceria e justamente nesse dia.
Este Deus é o seu Deus? Ele certamente é o meu! E eu nunca quero dizer o nome d’Ele descuidadamente como muitos outros fazem, porque eu O conheço e O reverencio. Gostaria que você O conhecesse também!
Os discípulos tiraram seus mantos e os puseram nas costas do jumentinho, e Jesus montou nele. Outras pessoas estenderam seus mantos na estrada e cortaram galhos de palmeiras e os espalharam na estrada. Pobre jumentinho? Não, ele não era um pobre jumentinho! Se os galhos estivessem em seu caminho, ele apenas dava um passo mais alto e continuava. Ele estava carregando Jesus, o Filho de Deus, em suas costas. Aquele pequeno jumentinho destreinado era o servo voluntário daquele que o criou. O ar estava cheio de clamores, mas aquele pequeno jumentinho não demonstrou medo.
“Hosana!”, clamavam as multidões. “Hosana ao Filho de Davi”! Essa palavra “Hosana” significa “concede bênção”. Talvez até mesmo as multidões não soubessem por que diziam isso. É muito bom louvar ao Senhor, mas é melhor ainda ajoelhar-se e louvá-Lo quando você está sozinho e não há ninguém além de Deus para ouvi-lo.
Depois daquele maravilhoso passeio montado no jumentinho, Jesus entrou no templo e encontrou pessoas vendendo coisas lá para ofertas religiosas e ganhando dinheiro. Deus havia dito a eles, há muito tempo, como construir um templo para Seu louvor, e agora o templo estava sendo usado de forma errada e para eles mesmos. Você ouviu falar da bondade e do amor de Jesus, mas você ouviu que Ele odeia o pecado? Jesus não destruiu aqueles homens, mas Ele derrubou as mesas e derramou o dinheiro e expulsou todos eles. Temos um Deus que Se importa se pecamos.
Naquela mesma semana, as multidões estavam gritando novamente. Desta vez, o Rei que havia montado em um jumento não domado estava usando uma coroa de espinhos e foi vestido pelos soldados com uma capa escarlate, apenas para zombar d’Ele. Desta vez, os principais decidiram que Ele havia estragava a religião e a importância própria deles, e o povo concordou.
“Crucifica-O!” eles gritaram.
Você estava lá naquele dia? Não, mas você tem a mesma decisão a tomar como se estivesse lá. Se Ele estivesse morto, talvez isso não fosse necessário, mas Jesus não está morto. Ele é o Filho de Deus, o Salvador dos pecadores. Se você disser “Não” a Ele, então você está dizendo, “crucifica-O” assim como a multidão fez. Já que Ele está vivo e está voltando, é impossível para você continuar sem uma decisão.
Jesus ama você e morreu por você. Você não O receberá como seu Salvador?
“Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”
Romanos 5:8
