Origem: Livro: Os Sete Pilares de um Lar Piedoso

Responsabilidade dos pais: instruir seus próprios filhos

E agora, isso nos leva ao que lemos no capítulo 9 de Provérbios. Diz: “A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas [pilares – JND] (Pv 9:1). Talvez alguns jovens já tenham me ouvido fazer esse comentário antes, mas talvez valha a pena repetir: isto é, que o livro de Provérbios – nos primeiros sete capítulos – tem a ver particularmente com um pai e uma mãe instruindo seus filhos. Cada capítulo começa com – acho que todos, exceto um, com “filho meu”; ou “Ouvi, filhos, a correção [instrução – ARA] do pai”; e, “Não deixes a doutrina [ensino – TB] de tua mãe”: porque este é o canal ordenado por Deus para nossa instrução. Sei que há muitos jovens aqui que têm pais e mães Cristãos, e graças a Deus por um pai e uma mãe Cristãos: você não sabe a bênção que é isso. Você pode não perceber quando é jovem: você pode sempre sentir que eles estão atrás de você e estão instruindo você. Mas você não sabe o quanto eles buscam o seu bem e a sua benção. Eles querem que você seja feliz: eles desejam isso, para você, acima de tudo.

Então, Deus deu essa responsabilidade aos pais. E posso fazer uma pausa aqui para dizer uma palavra àqueles que são pais? Este é um dia em que é difícil ganhar a vida. É difícil; e parece que a economia é configurada de forma que se espera que dois pais trabalhem para ter dinheiro suficiente para sustentar uma casa e isso torna muito, muito difícil. Então, estou dizendo isso, porque esta é a tentativa do diabo de que os pais não tenham tempo suficiente com seus filhos. Seja quem for que tenha as crianças e os jovens consigo: são esses que realmente os têm. E eu imploro a vocês, como pais, que se lembrem de que Deus lhes deu uma tremenda responsabilidade nas jovens vidas que Ele confiou aos seus cuidados.

Que Ele nos dê a graça – como pais – de sermos fiéis. Um pai me disse: “Estávamos tão ocupados tentando conseguir um lar: tentando nos dar bem; tentando nos acomodar na vida; e negligenciamos nossa família. Agora, eles cresceram e estão longe”. Eu digo a você: é verdade que é difícil na economia atual – mas coloque as coisas mais importantes em primeiro lugar. Lembre-se destes primeiros sete capítulos de Provérbios; lembre-se de quanto nossos filhos precisam das instruções e advertências que nos são dadas tão claramente nesses capítulos.

Compartilhar
Rolar para cima