Origem: Livro: Os Patriarcas
Resumo de Gênesis 6-11
A segunda parte do livro de Gênesis, posso dizer, termina aqui. Apresenta uma ação completa e distinta, seguindo adequadamente o que a precedeu e, igualmente adequadamente (se fosse meu propósito mostrá-la), introduzindo o que a seguirá.
Nesta porção, Gênesis 6-11, a cena é colocada na Terra. A família celestial já esteve diante de nós, Gênesis 1-5, e seu curso terminou na trasladação de Enoque; agora a cena é colocada novamente na Terra, como no início, no jardim do Éden.
O conteúdo deste pequeno volume, que agora encerrei, pode ser apresentado na seguinte ordem:
Gênesis 6-8. Esses capítulos apresentam o pecado e o julgamento da terra, com a eleição, a fé e a libertação dos santos no meio de tudo isso e fora disso tudo.
Gênesis 9. Este capítulo nos mostra a nova condição do homem no mundo novo, favorecido e enriquecido ali pelo Deus do céu e da Terra, assegurado na misericórdia do concerto e feito representante e executor da autoridade divina.
Gênesis 10-11. Esses capítulos revelam grandes porções da história do mundo novo, as origens, o funcionamento, o progresso e a maturidade do mal, deixando ou tornando a Terra um lugar tal que o Senhor deve novamente, uma segunda vez, retirar-Se dela (pelo menos quanto ao presente) e trazer dentre ela, também uma segunda vez, um povo para ser um estrangeiro celestial no meio dela, como os santos antediluvianos.
