Origem: Livro: Os Patriarcas
Roupas sujas e misturadas
“E saiu Diná, filha de Leia, que esta dera a Jacó, a ver as filhas da terra” (Gn 34:1). Foi este o caminho da casa de Abraão? Esta era a família do patriarca separado que guardava o caminho do Senhor? Abraão foi negligente nisso? Que relacionamento ele permitiu aos seus filhos com os filhos ou com as filhas da terra?
É tudo triste e proclama a sua própria vergonha. Siquém fica ao lado de Sodoma. Mas não é Sodoma, garanto. Jacó não é Ló. Podemos distinguir; e temos que distinguir, embora seja triste ter que fazer o trabalho de distinguir. A natureza prevalece, em alguns mais, em outros menos, em todos os santos de Deus registrados. Mas há variedade moral, bem como a prevalência da natureza, e “coisas que diferem” (KJV – margem) entre os santos devem ser distinguidas por nós. Há uma roupa suja e há uma roupa misturada. Nosso caminho, sob o Espírito, é manter a roupa tanto limpa quanto sem mistura. Certamente é para cada um “guardar-se incontaminado do mundo”. Mas ainda assim, uma vestimenta suja não é uma vestimenta mista, uma vestimenta, como diz a Escritura, “de estofo misturado, de lã e linho juntamente” (AIBB). Nem uma vestimenta com um fio de “diferentes espécies” deve ser confundido com uma vestimenta mista, cuja textura é forjada com base no próprio princípio da lã e do linho. A Escritura, sempre fecunda e perfeita, exibe caráteres formados pelos chamados “princípios mistos”, e também caráteres que ocasionalmente revelam a mistura, mas que não são totalmente formados por eles. A vida de Ló foi formada completamente por princípios mistos. Assim que a tentação se dirigiu a ele, ele entrou em conexão com o mal. Embora associado ao chamado de Deus, ele teve que ser salvo como que pelo fogo. A vestimenta que Ló usava era de vários tipos, de lã e de linho. Abraão, às vezes, usava roupas sujas, mas nunca misturadas. Ló não foi fiel ao chamado de Deus desde o início até o fim de sua carreira. Ele se tornou cidadão onde deveria ser um estrangeiro, tomando uma casa na cidade de Sodoma, enquanto Abraão atravessava a terra de tenda em tenda. E a vida de falsos princípios de Ló o leva a tristezas que são sua vergonha – e essa é a verdadeira miséria da tristeza. Ele não teve conforto em sua tristeza. Sua alma justa foi afligida: isto é dito sobre ele; mas não havia gozo, nem brilho, nem triunfo em seu espírito. Os anjos mantiveram muita reserva em relação a ele. Ele teve que escapar com sua vida como despojo e com a perda de tudo o mais a sua volta.
Nosso Jacó não era desta geração. Não ousamos dizer que ele era um homem de princípios mistos, ou que usava roupas de vários tipos, de lã e linho. Mas ele frequentemente usava uma roupa suja, e aqui em Sucote e em Siquém, uma roupa com fios de outra espécie tecidos nela. Seus esquemas e cálculos o desfiguram e são a roupa suja; a construção de uma casa em Sucote e a compra de um campo em Siquém, infiéis ao chamado de Deus e à vida na tenda de seus pais, parecem muito com uma vestimenta com fios de outra espécie tecidos nela.
Mesmo assim, Jacó não será colocado com Ló. Sua vida não foi formada por princípios mistos. Ele era realmente um estrangeiro para Deus na Terra. Mas, como Ló, ele voluntariamente esteve no lugar dos incircuncisos; e ele agora sentiria a amargura de seu próprio caminho; e muito do que Sodoma foi para Ló, Siquém é agora para Jacó. Ele é salvo (não posso dizer?), mas como sendo pelo fogo. A iniquidade de Simeão e Levi, com os instrumentos de crueldade que havia em suas habitações, abateu muito o pobre Jacó. Ele está perdendo o juízo no meio daquele povo, de quem comprou sua propriedade e na vizinhança de quem, como Ló, consentiu em se estabelecer.
