Origem: Livro: A Primeira Epístola de Paulo a TIMÓTEO
SACERDÓCIO NA CASA DE DEUS – Cap. 2
Paulo começa com a mais alta esfera de privilégio na casa de Deus – o sacerdócio. Atuar como um sacerdote na presença imediata de Deus é de fato o maior privilégio que podemos ter em Sua casa. Acertadamente, Paulo se ocupa desta esfera primeiro.
Sacerdócio tem a ver com se aproximar de Deus em oração, bem como em ação de graças e louvor. A palavra “sacerdote” significa, “aquele que oferece”. Ao contrário do sistema mosaico de aproximação a Deus (o judaísmo), onde uma determinada família era designada como sacerdotes junto ao povo e tinha os direitos de exclusividade para o sacerdócio, a Bíblia ensina que no Cristianismo todos os crentes são sacerdotes. A primeira epístola de Pedro 2:5 diz, “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis [aceitáveis – TB] a Deus por Jesus Cristo”. “Vós” neste versículo refere-se a todo o conjunto de Cristãos. E Hebreus 10:19-22 encoraja os Cristãos como um todo a se aproximarem de Deus entrando “no santuário” (a imediata presença de Deus) para oferecer seus sacrifícios espirituais a Ele. Isso é algo que apenas sacerdotes podem fazer. É dito, “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário [Santo dos Santos – ARA], pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande Sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”. Novamente, o “nós” e o “nosso” nesses versos se referem aos Cristãos em geral. Assim, todos os Cristãos são exortados a “se achegarem” a Deus e atuarem como sacerdotes porque eles são sacerdotes. E, novamente, em Apocalipse 1:5-6, todos aqueles que o sangue de Cristo lavou – ou seja, todos os Cristãos – são chamados de “sacerdotes para Deus e Seu Pai”. Portanto, atualmente todos os Cristãos são sacerdotes no Cristianismo.
Há duas maneiras pelas quais nos aproximamos de Deus como sacerdotes: suplicar a Ele em oração e oferecer a Ele louvor. O foco nesse capítulo é mais na primeira maneira do que na segunda.
