Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 35

Este Salmo pode ser lido como uma reflexão silenciosa da alma aflita de Jesus enquanto Ele estava diante de Pilatos. Ele roga a Deus tanto por Seu próprio resgate quanto pelo julgamento e confusão de Seus perseguidores. As “falsas testemunhas” do versículo 11 são ouvidas em Mateus 26:59, os “abjetos [caluniadores – JND] do versículo 15 são vistos em Lucas 23:1-2; a palavra do Senhor: “e Eu não o sabia”, no versículo 15, é verificada por Sua atitude em Lucas 22:64; Sua “quietude” (“os quietos da terra”), do versículo 20, é vista em Mateus 12:19; 22:21, e isso mostra que a acusação contra Ele em Lucas 23:2 foram as “palavras enganosas” (JND) aqui referidas por este bendito Sofredor e Testemunha no versículo 20.

Uma coisa especialmente pode ser observada aqui – que o Senhor Jesus roga por julgamento sobre o perseguidor e o inimigo. Mas devemos estar preparados para isso; pois nos Evangelhos temos o mesmo; apenas ouça de Seus lábios por um momento – “Pai justo, o mundo não Te conheceu”. Nessas palavras, Ele não pronuncia o pedido completo que encontramos ocasionalmente nos Salmos, mas tão distintamente Ele deixa o mundo em sua incredulidade e rejeição da graça diante do justo julgamento. De modo que essas palavras em João 17 são do espírito daqueles Salmos em que o Messias roga por julgamento. E se nos Salmos Ele for ouvido até mesmo pronunciando julgamento, isso não estaria além de Sua linguagem nos Evangelhos – “Eis que a vossa casa vos ficará deserta”; ou, como Ele novamente diz: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!” ou ainda mais plenamente nas solenidades de um tribunal em Mateus 23. Suas palavras a Caifás em Mateus 26:64 têm o mesmo sentido. Além disso, somos informados de que o Senhor Se entregou ao Justo Juiz (1 Pe 2:23), sem injúria ou ameaça. Este Salmo parece ser uma amostra de tal comunhão. No Salmo 69, com o comentário que fazemos sobre ele em Romanos 11, encontramos o mesmo (veja também o Salmo 40:14-15).

Mas o Espírito de Cristo no Remanescente será ouvido mais distintamente clamando por julgamento, à medida que a iniquidade do mundo encher sua medida em seus dias. Encontramos isso não apenas nos Salmos, como aqui, mas em Lucas 18:1-8; Apocalipse 6:10, e outras Escrituras.

Podemos notar que todos os “ossos” foram guardados no Salmo anterior (veja Salmo 34:20); aqui eles são apresentados como louvando e dando graças (v. 10).

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