Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 60

Aqui, o Remanescente Judeu deseja o retorno do rosto do Senhor, que, como sabemos (Is 8:17), agora está afastado de Israel. E eles estão conscientes de que até lá, a Terra estará completamente fora de ordem. Pois Israel é o centro dos arranjos terrenais do Senhor.

Sião é o lugar de Seu descanso terrenal.

Eles admitem que estavam bebendo o vinho da perturbação ou colhendo o fruto amargo do justo desagrado de Deus. Mas no meio de tudo isso, eles igualmente reconhecem que aqueles que continuaram em Seu temor O conheceram, por causa de Sua verdade e fidelidade, como um estandarte para eles.

Com maior confiança, eles reivindicam as esperanças dos amados (v. 5). Então Deus responde do santuário. Seu clamor O desperta, por assim dizer, para um senso de Sua glória, ou herança na Terra. Pois Ele agora examina Suas posses terrenais. Siquém, Sucote, Gileade, Manassés e partes distantes de Moabe e Filístia agora pertencem a Ele, e Ele triunfa aos olhos de Sua glória. Ele Se regozija com todas elas como Sua possessão, antecipando, no meio disso, Seu insulto sobre Edom. Isso pode trazer à mente a ação exultante do poderoso Anjo (Cristo) em Apocalipse 10:1-3; Ele ali antecipa Sua herança da Terra num espírito de triunfo.

E isso é assim muitas vezes. O toque da pobre mulher na multidão imediatamente despertou Jesus, e o arrependimento do filho pródigo abriu novas alegrias na casa do Pai. E é assim aqui. Os desejos do Remanescente, as esperanças e reivindicações do Amado proferidas na Terra, despertam os pensamentos de Deus para Suas possessões aqui e Lhe dão regozijo e triunfo sobre elas.

O Messias, ao ouvir essa voz no santuário, entra em espírito nesta cena de profundas e fortes afeições, ansiando pelo dia da batalha na terra de Edom, sobre a qual Seu sapato será lançado (veja Isaías 63:1). Ele está “esperando até que os Seus inimigos sejam postos por escabelo dos Seus pés”. Ele é zeloso para enfrentar o inimigo, assegurado da vitória com a ajuda do Deus de Israel.

Compartilhar
Rolar para cima