Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 68

Quanto à grandeza e alcance, este Salmo é, talvez, inigualável. Foi cantado, provavelmente quando a Arca estava se movendo da casa de Obede-Edom para o monte Sião. Ele inicia, portanto, com as palavras de Moisés, como em tempos antigos a Arca estava começando a se mover pelo deserto (Nm 10). E nos é dito que, quando Davi a carregou, cantores a acompanharam (1 Cr 15). Aqui estamos como se estivéssemos ouvindo a música que eles cantavam.

E como a própria arca era um mistério, assim era essa jornada também. Foi a expressão do retorno do Senhor ao Seu Israel no último dia. Pois então, por meio de provações, eles serão novamente levados ao regozijo da presença de Deus; assim como aqui a Arca, o símbolo dessa presença, é trazida de seu distante exílio e assentada nas alturas de Sião.

Esta jornada parece ser dividida em várias etapas (1 Cr 15:26):

Primeira etapa: – Quando a Arca começa sua jornada, os cantores celebram de maneira geral os diferentes efeitos da presença de Deus – que, como foi dito, era o símbolo – tanto sobre os ímpios quanto sobre os justos. Pois essa presença é condenação para um, mas salvação para o outro (vs. 1-6).

Segunda etapa: – Após a primeira parada, a jornada é retomada, e os cantores entoam tanto os sinais terríveis quanto os graciosos da mesma presença divina, enquanto Israel estava atravessando o deserto (vs. 7-10).

Terceira etapa: – Aqui eles publicam o poder de Deus para Israel, quando, tendo cumprido sua passagem pelo deserto, Ele os trouxe a Canaã, e lá lhes deu o óleo de gozo por tristeza, e ornamento por cinzas (vs. 11-14).

Quarta etapa: – Esta parte de sua jornada parece trazê-los à vista de Sião, e os cantores saúdam aquele monte de Deus; e quando eles começam a subi-lo, eles profetizam a ascensão de Cristo, a verdadeira Arca, (em Quem, como sabemos, a própria glória habitava, pois Ele era “Deus manifestado em carne”) e o fruto para si mesmos e para outros de tal ascensão (vs. 15-19).

Observe, que os anjos subiram o monte Sinai em sua dignidade, sendo capazes de suportar a luz daquele monte de fogo, nunca tendo perdido seu primeiro estado de santidade e honra. Mas eles serviram a ascensão de Jesus no ministério deles, estando prontos para servir em total sujeição a Ele.

Quinta etapa: – Estando agora no ato de levar seu fardo santo monte acima, enquanto lutam pelo cume, os cantores inspirados celebram o dia da provação de Israel, quando o Senhor Se levantará para livrá-los da morte e de sua condição de exilados, para mostrar Sua presença novamente em grande poder para eles, e para recompensar a controvérsia de Sião sobre seus inimigos. Pois isso foi oportuno, como a profecia na etapa anterior; a luta monte acima sendo um símbolo adequado da última provação de Israel, já que o início da ascensão foi da ascensão de Jesus (vs. 20-23).

Sexta etapa: – Tendo conquistado as alturas do monte e a Arca tendo alcançado seu descanso, os cantores, com a mesma adequação, profetizam o glorioso descanso final de Deus e de Seu Israel, quando a mesma presença de Deus ainda será conhecida, embora em uma nova forma, ou como os caminhos do “Rei”. As nações então aguardarão com suas ofertas: a lança e a espada serão repreendidas; e Aquele que cavalga nos céus será encontrado tanto em Sua excelência quanto em Sua força para Israel, como é anunciado aqui (vs. 24-35).

O Senhor do céu Se preocupará com Israel nestes últimos dias (veja o versículo 33; Dt 33:26). Pois Ele primeiro, como o cavaleiro no cavalo branco, sairá do céu para seu resgate (Ap 19), e depois nos céus abertos será o grande centro de glória e poder no reino (Jo 1:51).

Tal é este Salmo mais magnífico, relembrando as virtudes da Presença Divina ao longo da história do povo de Deus. O cântico que foi entoado depois que a Arca foi devidamente colocada por Davi na tenda que ele havia preparado para ela, no monte Sião, é dado em 1 Crônicas 16. Aquele cântico seguiu a este Salmo: este foi um Salmo interrompido, enquanto a Arca estava a caminho; aquele foi um cântico ininterrupto, quando a jornada da Arca terminou.

Compartilhar
Rolar para cima