Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos
Salmo 96
Eles continuam seu gozo aqui, o que mostra que o Senhor não tinha, por Sua exortação (Sl 95:7-11), planejado impedi-lo; e aqui eles convocam toda a Terra para se juntar a ele. Um “cântico novo” é requerido. E os próprios Judeus interpretam “os novos cânticos” da Escritura como pertencentes aos dias do Messias; isto é, para “o mundo vindouro”, como fala o apóstolo – o poder do Filho do Homem. E, além disso, como havia um cântico na criação (Jó 38:7), outro e mais rico cântico, “um cântico novo”, dará início ao reino ou aos tempos de refrigério e restituição, quando a própria Terra estará na liberdade da glória (Rm 8:21).
Este Salmo é citado em 1 Crônicas 16 e faz parte daquela bela composição, aquele doce conjunto de cânticos e regozijos, que Davi e Israel prepararam para a arca descansar, que era a figura do reino e que, por antecipação, é celebrado aqui.
Todos serão incluídos no gozo de encerramento. Como em Apocalipse 5 os redimidos, as companhias angelicais e todas as criaturas no céu, na Terra, debaixo da Terra e nos mares, se juntam a ele, assim aqui, todos são convocados para o cântico milenar, para que haja um coro completo de louvor.
