Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Sara Riu
Gênesis 18
Existem dois tipos de riso. Um é o riso alegre, que você pode compartilhar com os outros, porque eles certamente ficarão felizes com isso também. O outro é aquele que acontece quando você não acredita no que alguém diz e acha tudo ridículo.
Que tipo de riso era o de Sara? Ouça a história dela e talvez você consiga dizer. Pode até ser dos dois tipos. Continue lendo e descubra.
Abraão e Sara estavam casados há muito tempo. Na verdade, ele tinha 99 anos e Sara, 90. Isso é idade suficiente para serem bisavós! Mas eles nem eram pais nem avós, pois não tinham filhos e eram velhos demais para tê-los.
Se Deus é sábio e poderoso o suficiente para planejar que nossos pais tenham filhos antes de envelhecerem, então Deus pode operar além de Seus planos, se quiser, e ninguém pode impedi-Lo! “Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis” (Marcos 10:27). Deus disse a Abraão que ele teria um filho na velhice, e Abraão creu em Deus.
Você crê? Não discuta sobre isso nem tente entender como isso pode ser verdade. Quando não entendemos, Deus diz: “Aquietai-vos, e sabei que Eu Sou Deus” (Salmo 46:10).
“Onde está Sara?” perguntou Deus. Abraão respondeu: “Na tenda”. Veja bem, Abraão era um viajante sem terra própria, então eles viviam numa tenda, e Sara estava em casa nela.
Deus deu a Abraão e Sara uma promessa: “Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho” (Gênesis 18:14).
Sara estava escutando na porta da tenda e também ouviu a promessa de Deus. Acho que ela não emitiu nenhum som, mas, no fundo, ela riu. “Estou velha demais!” Ela pensou.
Você acha que Deus não sabe a sua idade? Talvez você tenha 5, 15 ou 100 anos. Deus sabe a idade de todos, e nada pode mudar a Sua promessa – mesmo que você ria! Aliás, Sara não riu alto, e Deus ainda sabia que ela riu!
Por que Sara riu? Perguntou Deus. Agora Sara estava com medo e tentou disfarçar com uma mentira. “Eu não ri”, disse ela. Mas Deus respondeu: “Não diga isso, porque você riu”.
Rir da promessa de Deus não pode mudá-la. Deus certamente fará o que disse, seja o céu ou o inferno para você. Confessar é melhor do que esconder. Diga a Ele agora que você pecou, e você descobrirá que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15).
O precioso filhinho de Sara nasceu, exatamente como Deus havia dito. Então, chegou a hora de rir alegremente. De fato, ela o chamou de Isaque, que significa “riso”. E todos os seus amigos compartilharam a feliz notícia de que um filho nasceu de Abraão e Sara, quando isso era humanamente impossível!
A fé de Sara não era muito forte, mas era fé na Pessoa certa. Onde está a sua fé? Você está confiando no Deus que deu o Seu único Filho por você? Ou está na sua religião ou nas suas próprias esperanças e planos? Talvez seus próprios planos pareçam certos, mas o fim desse caminho é a morte eterna. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12). O fim das promessas de Deus é a vida eterna: “aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36).
“Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”
Marcos 10:27
