Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Segredo de Acã

Josué 7

“É o meu segredo”, disse Acã para si mesmo. “Ninguém precisa saber”. E ele cuidadosamente fez um buraco no chão de sua tenda e escondeu ali duzentos siclos de prata, uma cunha de ouro e uma fina peça de roupa importada.

Veja que Acã usou as mesmas roupas por quarenta anos. Ele ainda era criança quando a jornada começou, então talvez ele tivesse trocado roupas e sandálias com outras crianças em crescimento até se tornar adulto, mas nada tinha menos do que quarenta anos.

Você está pensando: Pobres roupas velhas e esfarrapadas?

Não, elas não eram esfarrapadas ou estavam gastas! Acã não parou para pensar em quão maravilhosas suas roupas realmente eram. Deus as manteve novas, sem desbotar ou precisar de conserto, durante todos aqueles anos da jornada pelo empoeirado deserto. Não havia nada como aquelas roupas no mundo inteiro, nem naquela época nem agora. Então por que roubar e esconder uma roupa supostamente melhor quando o que Deus havia fornecido ainda estava como novo? E mais importante, Deus havia dito “Não” sobre tomar qualquer coisa das riquezas de Jericó.

Acã fazia parte do exército que havia conquistado uma grande vitória em Jericó. A próxima cidade, que se chamava Ai, era apenas uma cidade pequena e seria uma vitória fácil. Sem problemas.

Mas HAVIA sim um problema! Deus sabia sobre as coisas escondidas na tenda de Acã e deixou o exército de Israel voltar derrotado da pequena cidade de Ai. Josué, o líder deles, imediatamente levou esse problema ao Deus de Israel. A resposta de Deus foi: “Israel pecou”!

Não nos é dito quanto tempo se passou entre o momento em que Acã escondeu e o momento em que ele foi descoberto. Talvez, em nossa vida, esse tempo possa ser longo, mas a descoberta do pecado oculto certamente acontecerá. Acã teve a oportunidade de confessar seu pecado oculto diante de Deus, mas só o fez quando foi identificado como o culpado.

Sabia que você tem uma oportunidade agora mesmo de confessar a Deus que é um pecador? Há perdão para você, porque foi pelos pecados das pessoas que Jesus sofreu e morreu no Calvário. Ele sabe de tudo o que você fez. Diga a Ele agora que você é um pecador e que precisa que seus pecados sejam perdoados. Confesse com sua boca que Jesus Cristo é Senhor e creia em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos. Deus prometeu que você será eternamente salvo do castigo por seus pecados. “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).

Acã confessou ao se deparar com sua culpa e informou onde os objetos estavam escondidos em sua tenda. O castigo foi total: ele, sua família e todos os seus pertences foram destruídos, e um grande monte de pedras foi erguido sobre todo o grupo culpado.

Deus diz a você e a mim que “toda língua” confessará “que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:11). Se você esperar até estar diante de Deus como seu juiz para fazer essa confissão, então seu castigo será total. Mas, se você confessar de coração hoje que Jesus Cristo é seu Senhor e Salvador, você descobrirá que Jesus suportou seu total castigo na cruz e que o perdão para você é gratuito. Quando sua vida aqui na Terra terminar, você será recebido em seu lar no céu, onde Jesus está agora.

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”
Romanos 10:9

Compartilhar
Rolar para cima