Origem: Livro: ENTENDIMENTO, AMOR E RESPEITO NO CASAMENTO

O Segredo de um Casamento Feliz

“Melhor é serem dois do que um e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa” Ec 4:9, 12.

Aqui achamos o segredo de um casamento feliz. Nós sabemos que Deus planejou isto antes do pecado ter entrado no mundo. Deus disse que não era bom que o homem estivesse sozinho, “far-lhe-ei uma adjutora [companheira ajudadora – JND] (Gn 2:18). Deus é Quem proveu uma companheira, uma esposa a Adão; não para estar acima ou abaixo dele, mas do seu lado, perto do seu coração; aquela que poderia partilhar de seus pensamentos, e a quem ele poderia amar e honrar. Assim, quando marido e mulher deixam Deus ordenar suas vidas, eles terão o cordão de três dobras.

Deus não pretendia que homem e mulher estivessem em competição. Ele quis que eles se ajudassem um ao outro, cada um no lugar dado por Deus. Ele colocou o homem numa posição de liderança prestativa para cuidar de sua esposa, sua amável ajudadora. Um homem que em seu casamento tem uma vida feliz e realmente útil irá com alegria reconhecer que muito, senão a maior parte do crédito é devido à sua prestativa esposa. E este é o plano de Deus. O que tem estragado o mundo hoje é a ideia de competição e muitas mulheres querem mostrar o que elas podem fazer na esfera que Deus planejou para os homens ocupar. Mas podemos ter certeza de que Deus não faria uma ajudadora para Adão que fosse inferior a ele; mas se ela fosse competir com ele, na liderança designada a ele, então ela não estaria sendo uma ajudadora para ele. Eles sempre estariam lutando um contra o outro para ver quem ficaria por cima ao invés de aproveitarem juntos o amável relacionamento que Deus planejou.

Na nossa sociedade atual, onde os planos de Deus têm sido grandemente abandonados, tudo tem sido estragado. Um homem não pode preencher o lugar da mulher. Mas frequentemente uma mulher, por ser intelectualmente igual ao homem, pode preencher o lugar de um homem. Mas ainda assim não é preparada por Deus para liderança (Is 3:12) e isso então deixa um vazio no lar. O lar assim não funciona como deveria porque o homem não pode preencher o lugar de uma mulher e mãe no lar. Isto muitas vezes afeta a assembleia também porque a ordem no lar reflete na assembleia (1 Tm 3:1-12). No plano de Deus nós vemos como Ele ordenou as coisas para que pudesse haver um feliz relacionamento – cada um, homem e esposa, complementando (ou, completando) ao outro. Nós prontamente reconhecemos que a mulher é tão habilidosa quanto o homem (mais habilidosa em sua esfera dada por Deus) porque Deus queria uma pessoa qualificada e amável no lar. E Ele proveu mulheres que são capazes de enfeitar essa posição com prudência e dignidade – um lugar maravilhoso, um lugar dado por Deus; e tão importante!

Compartilhar
Rolar para cima