Origem: Livro: Perguntas Que Jovens Fazem sobre o Verdadeiro Terreno de Reunião para os Cristãos
As Segundas Epístolas Insistem na Separação em Um Dia de Ruína
Havendo estabelecido esse fato, eu já logo digo que Deus certamente gostaria que todo o Seu povo andasse junto na prática, como uma única família feliz. Mas Ele também nos disse que, quando o testemunho Cristão se corrompesse e a ruína entrasse, deveríamos aplicar a verdade do Novo Testamento contida nas modificações apresentadas nas segundas epístolas. Essas epístolas lidam com a ruína que entraria na profissão Cristã e instrui o caminho do crente em relação a ela.
Há duas coisas proeminentes em cada uma das segundas epístolas: primeiramente, a evidência de abandono do verdadeiro Cristianismo de alguma forma, seja na doutrina ou na prática. Em segundo lugar, existe a necessidade de o crente se separar da corrupção e do erro que entrou – não só individualmente, mas também coletivamente.
- A segunda epístola aos Coríntios lida com um movimento mundano entre eles que estava corrompendo sua doutrina e prática. A solução é: “Por isso, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis coisa imunda” (2 Co 6:17 – TB).
- A segunda epístola aos Tessalonicenses lida com um movimento que havia se introduzido e negava a vinda do Senhor e outros eventos escatológicos (proféticos), além de estar causando um sério efeito negativo no andar deles. A solução é “que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu” (2 Ts 3:6).
- A segunda epístola a Timóteo lida com ensinos doutrinários errôneos e corrupções profanas que entrariam na casa de Deus. A palavra ali é, “qualquer que profere o nome de Cristo [do Senhor – TB] aparte-se da iniquidade (injustiça). Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, [se alguém tiver se purificado a si mesmo desses (vasos), em se separando a si mesmo deles – JND] será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra” (2 Tm 2:19-21).
- A segunda epístola de Pedro lida com o inevitável abandono da piedade prática no testemunho Cristão e alerta os crentes para não serem “levados juntamente com o erro dos perversos” (2 Pe 3:17 – JND), mantendo-se afastado dele.
- A segunda epístola de João lida com a seriedade em abandonar a doutrina da Pessoa de Cristo. Ela nos ordena a nos mantermos separados daqueles que ensinam tais coisas, de tal modo que não devemos nem mesmo recebê-los em nossa casa. Na realidade, nos é dito para nem mesmo “saudar” essas pessoas (2 Jo 8-11).
Quem faz essa pergunta a respeito de separação está lendo sua Bíblia sem consultar as segundas epístolas. Voltamos a dizer que Deus deseja que todos os membros do corpo de Cristo estejam juntos em comunhão prática (Ef 4:1-16). Este é o ideal de Deus. Mas como a ruína está em todo lugar no testemunho Cristão, a Palavra de Deus (nas segundas epístolas) indica que devemos assumir uma posição de separação da desordem. Segunda Timóteo 2:19-21 é particularmente útil em nos guiar nestes dias difíceis com relação a isso. Ela indica que devemos nos desassociar de tudo na casa de Deus (a profissão Cristã) que esteja manchado com o erro, afastando-nos dessas coisas. Isso inclui qualquer tipo de erro, seja doutrinal, moral ou eclesiástico. Logo, praticar a verdade coletivamente, reunindo-se para adoração e ministério, com todos os membros do corpo de Cristo não é possível hoje. Isso porque muitos desconhecem o verdadeiro terreno de reunião, ou conhecem e não estão dispostos a praticá-lo, ou estão envolvidos em alguma forma de má doutrina ou prática com a qual não devemos ter comunhão.
Como mencionado, as segundas epístolas antecipam a ruína do testemunho público da Igreja e dão certas instruções que modificam a aplicação dos princípios apresentados no ensino das outras epístolas. Não é que a Palavra de Deus se contradiga, mas que outro curso de ação deve ser seguido, já que a ruína está sobre nós. Para ilustrar esse ponto, suponha que você trabalhasse em uma grande fábrica ou indústria onde houvesse instruções específicas a serem seguidas em sua função normal de trabalho; mas se surgissem certos problemas, você recebesse um conjunto diferente de instruções a serem seguidas em caso de emergência. Da mesma maneira, é isso que a Escritura ensina nas segundas epístolas com relação ao dia da ruína.
As segundas epístolas não invalidam a verdade contida nas outras epístolas, mas alteram o curso do crente na aplicação dessas verdades. Toda a verdade de Deus ainda pode ser praticada hoje, mas deve ser praticada em separação da confusão. Por exemplo, devemos ver a verdade em Efésios 4 – referente a guardar a “unidade do Espírito” com os membros do “um só corpo” de Cristo – através da “escotilha” de 2 Timóteo, ou seja, da perspectiva da ruína que entrou no testemunho Cristão. Ainda podemos nos reunir no terreno do um só corpo e praticar essa verdade; só não podemos fazer isso hoje com todos os membros do corpo, como Deus originalmente planejou.
