Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Segundo Sonho do Rei
Daniel 4
Nossa última história foi sobre Nabucodonosor, o grande rei da Babilônia, que deu honra ao Deus de Daniel e seus três amigos, mas que não recebeu esse Deus como seu. Ele era um rei inteligente e importante, mas muito lento para aprender quando Deus falava. Os eventos desta história o atingiram tão duramente que ele mesmo a contou. Na verdade, ele aprendeu algo que você pode aprender agora mesmo, mesmo que os grandes homens do mundo de hoje ainda não saibam. Ele disse depois: “Quão grandes são os Seus sinais, e quão poderosas as Suas maravilhas! O Seu reino é um reino sempiterno, e o Seu domínio de geração em geração” (Daniel 4:3).
O rei contou sobre um sonho que teve que o assustou tanto que ele mandou chamar todos os sábios da Babilônia para explicá-lo a ele. Mas nenhum deles conseguiu. Finalmente, Daniel veio, mas por que Daniel foi o último? Certamente o rei tinha provas suficientes de que o Deus de Daniel tinha todas as respostas, mas ele tentou todos os outros sábios primeiro. Mesmo quando Daniel finalmente chegou, o rei o cumprimentou com as palavras: “Eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos” (Daniel 4:9). Como um homem pode ser tão inteligente e ainda assim tão tolo?
Podemos fazer a mesma pergunta sobre você? Você conhece o Deus real e verdadeiro que deu Seu único Filho para morrer pelos pecadores? Conhecê-Lo é a coisa mais importante do mundo inteiro. Ele é seu Salvador? Ou você, como o rei, está tentando tudo primeiro?
O rei disse a Daniel que havia sonhado com uma grande árvore. Ela era muito alta, e havia tanto fruto nela que alimentava todas as pessoas e todos os animais. Até agora, o sonho foi bom, mas o que ele viu em seguida pareceu chegar um pouco perto demais de sua própria vida, e isso o assustou.
Um santo desceu do céu com uma ordem para cortar a árvore, espalhar seus galhos, folhas e frutos, e deixar apenas o toco na terra. Destruir aquela grande árvore parecia ter uma mensagem especial para o rei. O toco deveria ser deixado sozinho no campo durante todos os dias secos e noites chuvosas por sete anos. Como esse era o decreto do céu, ninguém poderia mudá-lo. A lição foi cuidadosamente explicada para que os vivos pudessem saber que o verdadeiro Deus governa no reino dos homens e que Ele escolhe seus governantes, mesmo que eles sejam homens muito perversos.
Deus mostrou a Daniel o significado infeliz do sonho, e Daniel sentiu tanta preocupação pelo rei atribulado que não disse nada por uma hora inteira, como se não conseguisse suportar contar ao rei as más notícias. Naquela ocasião, foi a vez do rei sentir preocupação por Daniel, e ele disse: “não te espante o sonho, nem a sua interpretação” (Daniel 4:19). E essas foram as notícias que Daniel então contou ao rei.
A árvore enorme era uma imagem do próprio grande rei. Mas o rei seria mandado para o deserto para viver sozinho com os animais selvagens por sete anos. Ele comeria grama e não haveria abrigo contra o clima. Mas o toco da árvore que foi deixado no chão era uma promessa de que o rei seria restaurado ao seu reino quando ele finalmente aprendesse que o verdadeiro Deus está no controle de tudo.
Levaria sete anos vivendo como um animal selvagem para o rei aprender essa lição. Se você ainda não aprendeu que Deus controla sua vida e seu futuro, espero que aprenda o mais rápido.
Então Daniel acrescentou uma palavra de conselho, que era perigoso dizer a um rei tão poderoso. Daniel o aconselhou a parar com seus caminhos pecaminosos e ser bom e gentil com o povo, e talvez Deus o deixasse governar como um rei pacífico. Parece que o rei pensou seriamente sobre isso por um ano inteiro, mas pensar sobre isso não é o suficiente.
E quanto aos seus pecados? Você é muito mais responsável perante Deus do que o antigo rei da Babilônia jamais foi, porque você sabe muito mais. Você sabe que Deus enviou o Senhor Jesus para mostrar Seu amor e bondade, e então para ser pregado na cruz pelas pessoas que não O queriam. Você O quer? Não pense apenas sobre isso, mas responda a Ele agora. Ele veio para salvar pecadores, não apenas para torná-los grandes pessoas na Terra, mas para compartilhar Sua casa no céu com eles para sempre.
Chegou um último dia no palácio para o grande rei. Foi um dia de orgulho e ostentação enquanto ele caminhava na sacada do seu palácio com vista para a grande cidade. Ele disse a si mesmo que havia construído a cidade “com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência” (Daniel 4:30). Essas foram palavras arrogantes vindas de um pecador, depois de todos os avisos! Seu último dia de governo como rei havia chegado, e uma voz do céu repetiu a lição que ele não havia aprendido. Assim como Deus o havia avisado no sonho, ele foi enviado ao deserto para viver como um animal selvagem por sete anos.
Você aprendeu a lição simples de que você não é o dono da sua própria vida? É Deus quem governa. Ele pode parecer estar em silêncio agora, enquanto este mundo de pecado continua em seu orgulho e injustiça. No entanto, o último dia chegará, e então Deus punirá todo pecado, e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor.
O rei Nabucodonosor finalmente aprendeu Quem estava no controle. No final de sete anos, Deus lhe devolveu seu reino com ainda mais majestade. O próprio rei escreveu a história humilhante e, sem mencionar Daniel, ele deu honra e louvor a Deus. Você pode ler a história do rei Nabucodonosor na Bíblia.
O silêncio de Deus hoje não significa que Ele não Se importa. Ele está esperando que você aprenda que o poder pertence a Ele, e que esse mesmo poder é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16). Você aprendeu essa lição e veio a Ele para o perdão dos seus pecados?
