Origem: Livro: Eleição, Livre Arbítrio e Segurança Eterna

Segurança Eterna

Por segurança eterna, simplesmente queremos dizer que aquele que é verdadeiramente salvo pela fé em Jesus Cristo nunca pode perder a salvação de sua alma. Embora a expressão em si não seja encontrada na Escritura, sua verdade é claramente ensinada. Muitos, porém, têm se debatido com este ensino. Vários sistemas teológicos o rejeitam completamente.

Na raiz de todas essas dificuldades está o fracasso em reconhecermos a verdadeira natureza de nossa salvação. A segurança eterna (também chamada de perseverança dos santos[11]) está intimamente ligada às doutrinas da eleição e predestinação. Uma vez que nos apoderamos delas, todas as dúvidas quanto à nossa segurança em Cristo desaparecem. Se eu fui escolhido em Cristo desde antes da fundação do mundo e estou predestinado a ser santo e sem culpa diante d’Ele em amor, e sou um filho por Jesus Cristo, de acordo com o beneplácito de Sua vontade, então claramente minha salvação está segura. Não há base mais firme do que essa.
[11] Todavia, nosso assunto não tem nada a ver com a perseverança do santo; tem tudo a ver com a fidelidade de Deus.

Falando naturalmente, no entanto, queremos ter participação em nossa salvação e queremos ser responsáveis por protegê-la. Infelizmente, se assim fosse, teríamos de admitir que seríamos todos reprováveis!

Compartilhar
Rolar para cima